PUB

Sociedade

“Os médicos têm o salário que dignifica a profissão” – Ministra da Saúde

A ministra da Saúde, Cristina Fontes Lima, garantiu que “os médicos têm o salário que dignifica a profissão”, refutando que a classe tenha um vencimento indigno, tal como foi divulgado por este jornal, semanas atrás.
Cristina Fontes Lima que falava na sequência da IIIª gala “Eu posso Ajudar”, anunciou algumas reformas previstas para o sector da saúde, ainda este ano.
“Temos um grande projecto, neste momento, que é criar os “Hospitais de Cabo Verde”, que não põe em causa a autonomia de cada um, tanto dos hospitais centrais como regionais, uma vez que não só vai permitir gerir em comum certas questões, como também vai possibilitar um trabalho de complementaridade”, revelou.
Não obstante as reivindicações da classe médica por melhorias salariais, a ministra que tutela a pasta da saúde adiantou, a este jornal, a contratação de mais médicos e técnicos de saúde para breve, uma vez que, segundo a mesma, o HAN tem alguma lacunas ainda a serem preenchidas, sendo a principal delas a falta de médicos especialistas.
“Já há um concurso lançado que vai recrutar mais 23 médicos e 27 técnicos este ano”, disse advertindo que o processo tem de ser paulatino porque o orçamento é limitado e aquilo que oferecem é o que podem pagar.
A ministra revelou ainda que, neste momento, o hospital está a precisar reforçar a oftalmologia visto que têm uma lista de espera que não os satisfaz. Em contrapartida, tranquilizou anunciando que, além da contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos da saúde, estão a planear a vinda de médicos cubanos para Cabo Verde.
JN
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top