PUB

Covid-19

Doentes graves e pacientes em situação emergencial que entram no HBS submetidos a PCR

Todos os doentes graves que chegam ao Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, são alvo de testes PCR para detectar a covid-19, assim como os pacientes que vão ser submetidos a cirurgias, partos ou cesarianas.

Esta garantia foi dada pela PCA do HBS, Ana Brito, na segunda-feira (12), em entrevista à televisão pública.

“Quando temos casos que precisam de uma decisão diagnóstica urgente, fazemos testes PCR. Temos um teste PCR que é feito nos experts, que demora cerca de uma hora para sair o resultado. Não fazemos a todos, a sustentabilidade ainda é fraca. Fazemos para os casos emergentes. Nos casos de cirurgias urgentes, partos cesarianas, casos que precisam de resolução diagnóstica bem depressa para se saber a terapêutica, é feito PCR aqui no hospital. Neste momento estamos naquela fase de fazer aqui e ainda acertar com o que se faz no INSP”, diz Ana Brito.

Todos os casos suspeitos de covid-19 que chegam ao HBS são submetidos a testes, assim como todos os doentes que vão ser internados.

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, São Vicente registava até ontem um total 91 casos positivos de covid-19 acumulados, sendo que 84 já se recuperaram e apenas cinco continuam activos.

PUB

PUB

PUB

To Top