PUB

Artes Plásticas

CNAD apresenta regulamento de Certificação e Reconhecimento Profissional dos Artesãos no Fogo

O Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD) apresenta hoje o regulamento de certificação e reconhecimento profissional do artesão na ilha do Fogo.

A apresentação do regulamento de certificação e reconhecimento do artesão acontece hoje pelas 14h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal dos Mosteiros.

De acordo com o Diretor da CNAD, Irlando Ferreira, a realização destes encontros com os artesões nas suas ilhas acontece porque a instituição acredita que se ficasse à espera que os artesãos viessem ter com o CNAD, o processo seria muito mais demoroso, pois existem profissionais que não estão tão próximos do CNAD a nível territorial.

Ferreira considera também que, “a partir do momento que tivermos regularizado a nível nacional, conforme vai aparecendo novos artesãos eles podem fazer a sua inscrição”, pois pretendem reunir o maior número de artesãos possível para criar a plataforma nacional do artesão.

A inscrição vai ser submetida a uma avaliação pelos peritos da devida área para que o artesão nacional possa ter acesso ao selo “creating in Cabo Verde”.

O mesmo esclarece que “não é só fazer a inscrição que se fica automaticamente reconhecido, existe uma comissão de análise e apôs esta análise é que vai ser atribuído ou não o cartão ao artesão”.

Depois de ser reconhecido, o artesão vai fazer parte de uma plataforma nacional do artesão, denominado FIAR, e quando solicita o selo “creating in Cabo Verde”, que agrega mais valor ao produto, é lhe atribuído a partir da plataforma.

É de referir que até agora o CNAD conta com mais de 600 artesãos inscritos.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top