PUB

Covid-19

União Europeia reafirma compromisso de ajudar Cabo Verde na aquisição de vacinas 

A União Europeia (UE) reafirmou hoje o compromisso de ajudar Cabo Verde na aquisição de vacinas contra a Covid-19. Para este efeito, para além dos 20 milhões de euros de apoio orçamental, disponibilizado ao país, Cabo Verde está, ainda, incluído no pacote da UE de 38,5 milhões de euros para ajudar os parceiros em todo o mundo.

Para responder às necessidades sanitárias e de emergências, a União Europeia tem em andamento projetos de facilitação de vacinas em vários países. Cabo Verde beneficia com o projeto através do Team Europe, que prevê 1,3 milhões de doses de vacinas para 92 países de rendimento baixo e médio.

Sofia Moreira de Sousa, embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, destaca a importância da cooperação na aquisição de vacinas, já iniciada com a plataforma Covax e realça outros projetos.

“Tivemos a ocasião de discutir o Plano Nacional de Vacinação. É com gosto que vemos Cabo Verde incluído no primeiro lote dos poucos países que, já na primeira fase, vão receber vacinas  do mecanismo Covax.  A Comissão Europeia está a trabalhar na criação de um mecanismo europeu para facilitar a revenda ou a doação a países terceiros, sendo que Cabo Verde será um dos contemplados”, avança a embaixadora.

Da parte do Governo, o Plano Nacional de Vacinação está praticamente fechado, segundo o ministro da saúde, Arlindo do Rosário que, entretanto, aguarda decidir o tipo de vacina a usar e a sua distribuição.

A garantia é de que o Governo está aberto para negociar com outros países a aquisição de vacinas, nomeadamente da China e da Rússia.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top