PUB

Economia

São Nicolau: Emigrantes com empregos em risco devido à falta de transportes marítimos 

Munícipes e emigrantes estão descontentes com os constantes problemas de ligação marítima que a ilha enfrenta. Emigrantes dizem mesmo temer pelos postos de trabalho. A CV Inter-ilhas, no Tarrafal, diz que ainda não há previsão para a resolução do problema.

Passageiros da empresa nacional responsável pelo transporte marítimo de passageiros e carga, a CV Inter-ilhas, que tinham como destino a ilha do Sal, via São Nicolau, manifestaram, hoje, o seu descontentamento pelo cancelamento das viagens.

Além dos passageiros residentes, muitos emigrantes que também pretendiam chegar ao Sal para seguirem viagem para os países onde vivem, e trabalham, mostraram-se preocupados com a possível perda dos seus empregos.

“Tenho de seguir viagem porque ainda preciso fazer o teste de covid-19, tenho responsabilidades e se eu perder o meu emprego, com 66 anos, não encontrarei outro trabalho. Eles deveriam ter um pouco mais de respeito”, disse agastada uma passageira.

A preocupação estende-se a outros passageiros.

“O barco fará a ligação para a ilha do sal só no dia 30 e tenho de apresentar-me no trabalho no dia 31. Por isso quero que resolvam o problema de ligação o mais breve possível, pois, se ficar sem emprego terei problemas”, explicou outra utente.

“Tinha de chegar à ilha do sal dois dias antes para organizar-me e partir para Itália e o voo sai amanhã pelo que o bilhete de passagem já ficou perdido. Terei de pagar cerca de 70 contos para remarcar a passagem”, lamentou um emigrante.

A braços com o mesmo problema, passageiros oriundos das ilhas do Sal e de São Vicente que se mantém retidos em São Nicolau contestam a falta de informações e exigem justificações por parte da CV Interilhas.

Além disso, os utentes reclamam que apenas os emigrantes são atendidos na agência pelo que exigem a devida atenção por parte da empresa.

Conforme as informações fornecidas pelos funcionários da agência da CV Inter-ilhas no Tarrafal de São Nicolau, ainda não há uma previsão para a resolução do problema de ligações marítimas de e para a ilha.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top