PUB

Política

Vox Pop : O que espera do novo Presidente da República (PR)?

Lucindin Teixeira Barbosa – Fogo

-José Maria Neves, sendo um grande líder e um estadista do mais alto nível, não tenho dúvidas de que será um grande pedagogo político. E espero que consiga ter um desempenho ainda superior ao que teve enquanto Primeiro-ministro.

Que seja um intermediário activo entre o povo e as demais instituições, apitando enquanto árbitro na hora certa. Que aja sempre com equilíbrio e que seja um bom parceiro do governo na resolução das principais questões que interessam à Nação.

Deve incentivar o combate ao nepotismo e à corrupção, trabalhar para que tenhamos uma maior independência dos tribunais e dos juízes para uma justiça mais célere e mais credível, promover maior coesão territorial e uma efectiva descentralização para que haja mais desenvolvimento local.

Também deve promover um intenso diálogo com o governo para que os parcos recursos que temos sejam utilizados para o bem comum.

Ana Varela – Praia

-Espero que ele seja um Presidente de todos e para todos, de Santo Antão à Brava.

Deve exercer a sua magistratura de influência junto do Governo em benefício dos que mais precisam. Não deve ser um PR da oposição, mas sim que saiba impor quando a situação assim o exigir.

Deve ser um guardião da nossa Constituição fazendo jus ao lema da sua campanha.

Um PR que dê atenção à juventude e que escuta os jovens de coração aberto para que possa saber quais os seus anseios, as suas dúvidas, frustrações e sonhos.

Um PR capaz de cuidar, defender e cuidar dos interesses de Cabo Verde e dos cabo-verdianos.

Edna Pina – Santa Catarina

-Primeiramente deve ser um PR imparcial e que garanta o equilíbrio do poder em Cabo Verde e também capaz de trabalhar juntamente com o Governo para o bem do país e dos cabo-verdianos.

Deve ser capaz de chamar atenção ao Governo quando as coisas não vão bem e sobretudo quando há situações de abusos do poder.

Através da sua magistratura de influências deve mobilizar parceiros nacionais e internacionais capazes de ajudar a gerar mais empregos para jovens porque não adianta abrir formações para depois ficarem desempregados.

Carlos Lopes – Santo Antão

-Espero que o novo PR tenha pulso forte e que acabe com a discriminação política. A relação com o Governo deve ser cordial e primar pela satisfação dos interesses e necessidades dos cabo-verdianos.

Deve chamar a atenção do Governo no sentido de cortar os gastos desnecessários com viagens e outras mordomias e agir no sentido de aliviar os preços dos produtos e bens de primeira necessidade no país, tendo em conta que a subida de preços verificada nos últimos meses tem sufocado muitas famílias.

O novo PR deve dar também uma atenção à juventude de for- ma a motivá-la para a política e combater a abstenção.

Deve acima de tudo dar confiança aos cabo-verdianos e fazê-los sentir que todos fazemos parte deste Cabo Verde, e que de mãos juntas trabalhemos para o bem comum.

José Manuel da Cruz – São Nicolau

-Que seja o PR de todos, à semelhança do que foi como Primeiro-ministro, e que haja uma relação de união entre a Presidência da República e os demais órgãos de soberania que beneficie os cabo-verdianos.

Insistir com o Governo na problemática de transportes inter-ilhas, saúde, educação e segurança, principalmente nas ilhas periféricas.

A juventude é o futuro. Que continue com o programa “Mais vida Menos Álcool”, além de incentivar outros programas, por exemplo, contra as drogas.

José Luís Gomes, São Vicente

-Penso que o povo já está acostumado com um PR inexistente e o José Maria Neves vai mudar essa percepção.

Durante a campanha ele mostrou ao povo os reais poderes que um PR possui. Será um Chefe de Estado mais dinâmico e usará a sua influência política, que não é pouca, em Cabo Verde e lá fora em benefício do seu mandato.

Ele deve pressionar o Governo para criar políticas viradas para a juventude. Cabo Verde é um país jovem e de jovens. Os sucessivos governos têm cometido o erro quando vêem os jovens como mais “uma classe” quando, na verdade, a juventude deveria ser a principal preocupação dos governantes.

Vicente Monteiro – Suíça

-Espero que seja um PR de todos os cabo-verdianos sem distinção, porque só assim podemos avançar e ter um Cabo Verde melhor, independente- mente da cor partidária de cada cidadão.

O novo PR deve dar uma atenção aos emigrantes e aos seus filhos nascidos na diáspora que são um dos principais parceiros do desenvolvimento de Cabo Verde.

É difícil compreender como os filhos de cabo-verdianos nascidos na diáspora são obrigados a pagar na fronteira para poder entrar em Cabo Ver- de. Não compreendo que os filhos dos cabo-verdianos que nasceram na diáspora possam jogar pela selecção nacional, mas não podem concorrer ao cargo de Presidente da República.

A juventude é o futuro em toda parte do mundo e é muito importante apostar nessa camada.

Wilson Mascarenhas – Suíça

-Espero que seja um PR de todos os cabo-verdianos e que exerça a sua magistratura, com sabedoria e serenidade, respeitando a Constituição da República, assim como o bom uso das competências que a mesma lhe confere.

Pela experiência política e a sua capacidade de liderança, acredito que José Maria Neves irá desenvolver uma relação tranquila com o Governo, muito embora essa coabitação requeira esforços e sabedoria dos dois lados. Porém, acredito que o interesse da Nação estará acima das divergências ideológicas.

Pela sua humildade e sentido de Estado, JMN irá levar as preocupações e os desconfortos sociais junto do Governo de uma forma sábia e coerente para, como bem disse ele, proteger e cuidar de todos os filhos da nossa pequena nação.

Deve também discutir com o Governo para juntos encontrarem soluções para combater o desemprego e o alcoolismo que afectam a nossa juventude. Quanto à diáspora, deverá discutir a questão dos transportes aéreos que tem sido um calvário para os emigrantes na mobilidade nacional e internacional.

Rozangela Mendonça – França

-Deve ser, em primeiro lugar, um defensor e respeitador da Constituição da República e, dentro das suas competências, trabalhar com o Governo no sentido de resolver os problemas dos cabo-verdianos.

Para isso deve constituir uma boa equipa de conselheiros que lhe ajude a ser um árbitro imparcial.

O novo PR deve, sobretudo, zelar pela segurança institucional e pelo respeito aos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. Cuidar e proteger Cabo Verde para que os cabo-verdianos realizem os seus sonhos.

 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 740, de 04 de Novembro de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top