PUB

Educação

Universidade Sénior apresentada hoje

A Universidade Sénior de Cabo Verde para pessoas com mais de 60 anos, é apresentada ao público  hoje, sexta-feira, 25 de Março. Segundo a coordenadora da comissão de instalação, Crispina Gomes, esta iniciativa nasceu da vontade e empenho de alguns colegas para responder às expectativas das pessoas que estão na reforma e contribuir para melhoria de vida.

 “A Universidade Sénior está sendo concebida para enquadrar pessoas com mais de 60 anos, que já estão na reforma, e que muitas das vezes não estão preparadas para enfrentar esse novo ciclo da sua vida”, avançou em uma entrevista à Inforpress, a coordenadora do projecto.

Crispina Gomes adiantou ainda que a Universidade Sénior vai ser como uma ponte entre a vida activa e não activa, sublinhando que o espaço vai ter função de confraternização, académico, actividades de cidadania e lúdicas.

Considerando que este momento, há no país uma taxa de 7.1% de população com mais de sessenta anos, esta responsável diz que este número número é bastante significativo e que “precisa de respostas ajustadas à realidade que hoje vivem”, indicando que esta responsabilidade está sob a direcção da Associação Pró-Universidade Sénior que inclui outros nomes como Dario Dantas dos Reis, Adriano Monteiro, Fátima Fialho e outros.

Para fazer parte da Universidade Sénior Crispina Gomes informa que “não é necessário ser académico, mestrado ou doutorado, basta querer abraçar o projecto que tem como missão principal facultar uma resposta social onde se valoriza a promoção do envelhecimento activo através actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio”.

Associação Pró-Universidade Sénior

A Associação Pró-Universidade Sénior é uma ONG que tem como principal objectivo a criação, instalação e funcionamento de uma Universidade Sénior, foi constituída oficialmente em Junho de 2019, mas devido às restrições da covid-19 estiveram inactivas, tendo recomeçado agora as actividades para lançar a Universidade Sénior.

Até o início deste mês de março, a associação contava com mais de 50 associados, mas com desejo de alargar o número de sócios, pelo que todos quanto queiram associar-se ao grupo são bem-vindos.

PUB

PUB

PUB

To Top