PUB

Cultura

Festival “Nhu Sior do Mundo” sem incidentes

Os artistas Grace Évora e Gama cativaram os jovens, mas o fenómeno “cotxi pó” dos filhos do tocador de gaita Belo Freire dominou e marcou o regresso do festival de música “Nhu Sior do Mundo 2022”, na noite desta sexta-feira,28. O evento enquadrado nas festividades do município, a 1 de maio, teve nota positiva tanto da parte do público e dos artistas, assim como da própria organização que congratulou-se com o facto de não haver nenhum incidente registado pela Polícia Nacional.

Os filhos de Belo Freire, Titio e Lito, fizeram o público cantar e dançar o “cotxi pó”, tendo fechado o certame em grande estilo e com “casa cheia” perto das 8h30 de hoje.

O único dia do certame, realizado no âmbito das festividades do santo padroeiro, São Salvador do Mundo, que se comemora amanhã, 1 de maio, inicialmente agendado para começar às 21 horas, arrancou com mais de três horas de atraso.

O festival no largo da rua da cidade de Achada Igreja, Picos, São Salvador do Mundo, arrancou depois da meia-noite com o grupo Ferro Gaita.

Logo de seguida, entrou o grupo DSD que cantou músicas ao som de “afro house” e “afro beat”, numa altura em que a casa já estava cheia e havia ainda pessoas na fila para a compra de bilhete.

Por volta das 2h30 de madrugada actuou o Zé Spanhol acompanhado de banda e de seguida, subiu ao palco o grupo local Kádio Tavares.

O artista cabeça de cartaz do festival “Nhu Sior do Mundo 2022”, Grace Évora, actuou por volta das 5 horas da madrugada e fez jus à escolha como destaque do certame.

Com um repertório de músicas dos seus mais de 30 anos de carreira como “Bia”, “Lolita” e “26 horas”, Grace Évora, que actuou com banda, mostrou-se surpreendido com o facto dos mais jovens conhecerem as suas músicas.

Quem também levou o público salvadorenho, e não só, ao delírio foi a artista tarrafalense Gama. Com base num repertório de temas dos álbuns anteriores e do mais recente, nomeadamente, “Tenta di novo” animou o público até por volta das 6 horas.

À espera do “cotxi pó”

Mesmo com o sol a raiar, o público não arredou os pés para esperar os Fidjus de Belo Freire e banda que com o fenómeno “cotxi pó” incendiaram o recinto e fizeram todos dançar este fenómeno musical, cujos instrumentos usados são ferro, gaita, baixo e bateria.

Durante a actuação dos Fidjus de Belo Freire os homens e mulheres salvadorenhos “invadiram” o palco para provarem que este género musical nasceu neste município santiaguense.

De entre outros artistas que animaram o público muito cativante e receptivo desde a primeira actuação, consta o Tranka Fulha muito aplaudido pela boa performance.

Por fim, por volta das 8h30 de hoje, fecharam o certame os outros dois filhos de Belo Freire, Titio e Lito que acompanhado de banda com um repertório conhecido do público, provaram que São Salvador do Mundo (Picos) é realmente “terra de cotxi pó” e que este género está em alta no interior de Santiago.

Satisfação do público e dos artistas

Após dois anos de ausência do festival pelos municípios do país, devido à pandemia, o certame está de volta e deixou o público animado. No entanto, houve alguns questionamentos, nomeadamente o porquê da não actuação dos artistas salvadorenhos Willy Semedo e Trakinuz.

Por sua vez, os artistas que por estes dias estiveram entre Fogo e Santiago para os festivais “Nhô São Filipe” e “Nhu Sior do Mundo”, respectivamente, deram também nota positiva ao festival e congratulam-se com o regresso ao palco para sentir o calor do público que muita falta deixou nos dias assombrados pela covid-19.

As festividades do santo padroeiro, São Salvador do Mundo, prosseguem hoje, mais tarde, com bailes em discotecas e tendas electrónicas e culminarão este domingo, 1 de maio, com uma missa solene em honra ao orago local.

Organização dá nota positiva ao festival

Após o certame, o presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, fez um balanço “extremamente positivo”.

“O balanço do Festival Nhu Sior do Mundo 2022 é extremamente positivo e estamos muito felizes com esta retoma. As actividades culturais e o festival decorreram num ambiente festivo, de muita animação e fraternização, e só quem esteve presente viu que foi, de facto, uma boa retoma”, assegurou Ângelo Vaz, citado pela Inforpress.

O autarca congratulou-se com a forma como as pessoas/festivaleiros colaboraram para que o certame fosse um “sucesso”.

Na ocasião, lembrou que São Salvador do Mundo (Picos) é de facto terra do fenómeno “Cotxi pó” e exemplificou com o facto de os filhos do Belo Freire terem protagonizado um “excelente espectáculo”, com o público a responder com danças e outras manifestações corporais.

Por tudo isso, disse que a edilidade, promotora do evento, está com o “sentimento de dever cumprido” por ter proporcionado aos salvadorenhos e visitantes este momento de “grande festividade”.

E tendo em conta, que segundo ele, a Polícia Nacional (PN) não registou nenhum incidente, disse esperar que nos dias seguintes, as pessoas continuem na mesma senda.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top