PUB

Política

Praia em maré de festa

Praia, a Cidade-Capital de Cabo Verde, celebra, nesta quinta-feira, 19, o seu Dia de Município.

Cidade há 164 anos, por um Decreto de 29 de Abril de 1868, o 19 de Maio é consagrado como o Dia do Município, em homenagem a um grupo de jovens activistas e pró-Independência do Arquipélago, que enfrentaram nessa data a tropa portuguesa, na principal Praça do Platô, dias depois da “Revolução dos Cravos”, em Portugal, ocorrida a 25 de Abril de 1974.

Desde a Independência, a 5 de Julho de 1975, que é a Capital de Cabo Verde, sendo palco, como é óbvio, das principais Instituições da República.

Cidade-cosmopolita, acolhe oriundos de todos os cantos do País, assim como de um significativo número de migrantes de vários cantos do Globo.

Por ser o que é, Praia apresenta também inúmeros problemas e desafios, que passam pelo urbanismo, saneamento, criminalidade, desemprego, etc.

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), recentemente divulgados, apontam que conta com uma uma população-residente de 145 mil 378 almas, o que representa 53 por cento (%) dos moradores da Ilha de Santiago e 29,6% de Cabo Verde.

Com 44 mil 352 agregados familiares, Praia regista uma taxa de desemprego de 14,5%.

Arcando com os custos da Capitalidade, Praia enfrenta os desafios da falta de habitação condigna, alta taxa de criminalidade (principalmente, a jovem!), desemprego, entre diversos outros.

De 1991 a esta parte, Praia já teve como autarcas Jacinto Santos (MpD), Felisberto Vieira (PAICV), Ulisses Correia e Silva e Óscar Santos (MpD) e Francisco Carvalho (do PAICV e que é o actual).

Em maré de aniversário, Praia continua, ainda, esperando, “na manso-manso”, a efectivação do seu Estatuto Especial, constitucionalmente consagrado desde 1999, na I Revisão Ordinária.

Enquanto isso não chega, para assinalar mais um 19 de Maio, haverá esta quinta-feira uma Sessão Especial da Assembleia Municipal, no Parlamento, que será prestigiada pelo Presidente da República, José Maria Neves.

A parte cultural fica marcada pelo regresso do Festival da Gamboa – talvez, a última a acontecer esse local! -, nas noites de sexta e de sábado – 20 e 21 -, que se prevê que seja muito concorrida.

O resto é…vida, saúde, harmonia, paz social e entendimento entre os praienses e os que escolheram esta Cidade-Capital – por razões das mais variadas! -, para viver.

A pensar nisso tudo, o A NAÇÃO apresenta nesta edição do ETC. os vários desafios e problemas que a Cidade-Capital, de todos nós, enfrenta no dia a dia, sendo que parte importante desses desafios e problemas são também eles de Cabo Verde.

Há mais pró ano!

PUB

PUB

PUB

To Top