PUB

Ambiente

Incêndio na Serra Malagueta: autoridades querem evitar reacendimentos

O incêndio que deflagrou na tarde de quarta-feira,18, nas áreas protegidas da Serra Malagueta, em São Miguel (ilha de Santiago), e que ameaçava as localidades de Cantada, Varanda e Ribeira de São Miguel, está “controlado e encerrado”.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Miguel de São Miguel, Herménio Fernandes, que adiantou que as equipas estão no terreno a recolher informações e a avaliar os estragos relativamente à área ardida, tomando as medidas preventivas que se impõe, para evitar o reacender das chamas e o aparecimento de novos focos de incêndio.

O incêndio, registado por volta das 15h30, segundo o autarca micaelense, foi provocado por queimadas realizadas por terceiros, não identificados, no âmbito da limpeza dos solos para a preparação da campanha agrícola.

Aumento temperatura

“O aumento das temperaturas que irão verificar nas próximas horas e o vento que ainda continua a soprar neste perímetro colocam-nos sobre o aviso”, notou, apelando às pessoas para evitarem a realização de queimadas sem a autorização da câmara municipal e do Ministério da Agricultura e Ambiente.

“Estamos ainda em articulação com a Polícia Nacional para garantirmos uma actuação firme, eficaz e eficiente em caso de desobediência. Não podemos com as nossas acções, actos isolados e não autorizados, colocar em perigo vidas humanas e o património público”, comprometeu-se o chefe do executivo micaelense.

 C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top