PUB

Política

Inaugurada Embaixada de Cabo Verde em Marrocos

A embaixada de Cabo Verde em Marrocos já é oficial e foi inaugurada ontem, terça-feira,30, em Rabat, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares, e o seu homólogo marroquino, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Exterior, Nasser Bourita.

Conforme nota de imprensa, durante o acto, os dois ministros sublinharam a importância estratégica de ter uma Embaixada em Rabat para a elevação das relações entre os dois países para um patamar “muito superior” e na “maior aproximação dos dois povos”.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana disse ser um “momento especial e muito importante”, agradecendo às autoridades marroquinas pela colaboração.

Ainda ontem, o Rui Figueiredo Soares visitou a zona portuária e industrial de Tanger Med e manteve um encontro com os estudantes cabo-verdianos em Marrocos.

Capitalizar presença da Air Maroc

O diplomata que se encontra de visita de trabalho ao Reino do Marrocos, desde o passado dia 29 de agosto, e se estende até amanhã, 1 de setembro, manteve ontem um encontro com o Ministro dos Transportes e Logística, tendo discutido as oportunidades para a exploração da cooperação no âmbito dos transportes aéreos e marítimos e de se capitalizar a presença da
«Royal Air Maroc» em Cabo Verde.

Fazem também parte do programa dessa visita, uma reunião de trabalho com o homólogo Marroquino em que se prevê a assinatura de acordo de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviços, acordo aéreo e o de cooperação entre os dois Ministérios no âmbito da Academia Diplomática, bem como a deslocação à Região de Dakhla e inauguração do Consulado.

Igualmente, “importantes avanços”, diz a nota, foram conseguidos no sentido da assinatura para breve do acordo de isenção de vistos em passaportes ordinários entre os dois países.

PUB

PUB

PUB

To Top