PUB

Política

Presidente de Portugal diz que Português pode tornar-se língua oficial da ONU até 2030

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu que a missão de tornar o português língua oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030 não é apenas de Portugal, mas de toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O chefe de Estado português frisou que o português é hoje uma das cinco línguas mais faladas do mundo, além de ser uma das mais presentes no Hemisfério Sul e no espaço digital.

Em entrevista à ONU News, à margem da Assembleia Geral da ONU, Marcelo destacou que o Brasil e os demais Estados-membros da CPLP assumiram o compromisso, reforçando a importância da internacionalização da língua portuguesa. Portugal incluiu no seu 25.º Programa de Governo a meta de oficializar o português na ONU até 2030. A proposta foi endossada pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cimeira Luso-Brasileira em Brasília, e mais tarde acolhida por todos os membros da CPLP.

Marcelo defendeu que o prazo não é curto, acreditando que os países lusófonos têm condições para alcançar o objetivo.

Futuro não se constrói com medo

Segundo Marcelo, “ninguém constrói o futuro com medo, só com esperança”, defendendo que a língua é também sinónimo de juventude, mobilidade e abertura ao mundo, em contraponto ao atual cenário global marcado por nacionalismos e desconfiança.

A proposta de oficialização do português na ONU foi inicialmente apresentada por Portugal em 2008 e confirmada pela CPLP. Apesar de alguns avanços, como a criação de mais academias da língua, grande parte das ações ainda não saiu do papel.

Porém, a lusofonia conta com mais do dobro de Academias da Língua em relação a 2008. O Brasil criou o Instituto Guimarães Rosa em 2022 para promover o português no exterior, enquanto o Instituto Camões, de Portugal, mantém parcerias internacionais para difusão da língua.

Atualmente, cerca de 300 milhões de pessoas falam português, incluindo 7 milhões na diáspora, segundo o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), com sede em Cabo Verde. No entanto, a ONU mantém apenas seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top