PUB

Desporto

Das calcetas ao campo de relva: a jornada de Moisés Lopes

Moisés Lopes, 28 anos, natural do Tarrafal, Covão Sanches, é um jovem talentoso que já passou por vários times regionais de Cabo Verde e carrega o sonho de representar o seu município nos jogos internacionais, vestindo a camisola da Selecção Tubarões Azuis. 

Uma paixão que vem desde o berço, reforçada pelas histórias do seu tio no mundo do futebol e pelas práticas constantes com colegas na infância, tornou-se hoje um meio de sustento para a sua família.

Como conta, a sua paixão o levou a ingressar na Escola de Futebol Delta Cultura do Tarrafal aos 10 anos. Depois, continuou jogando na Beira Mar, na Praia do Tarrafal, com rapazes mais velhos. Isto culminou na sua adesão a outras equipas do Tarrafal, como a Varandinha. “Há pessoas que te observam sempre, e isso resultou na minha entrada na equipa Varandinha Sub-18”.

Nas equipas séniores da Varandinha (época 2017/2018), Moises estreou nos campeonatos. Em seguida, integrou a equipa Estrelas dos Amadores, que na época 2018/2019 subiu para a segunda divisão, venceu o campeonato e subiu para a primeira divisão, conquistando também a Super Taça, sendo o melhor marcador.

No ano passado, Estrela dos Amadores conquistou o segundo lugar do campeonato, ficando com o mesmo número de pontos do primeiro lugar, mas perdeu nos confrontos diretos. Moises também foi o melhor marcador nessa época.

Actualmente, Moisés actua na equipa do Mindelense, em São Vicente. Confessa que a adesão ao time foi resultado do seu empenho e destaque. O convite partiu de um senhor que analisava os seus jogos e gostava do que via, convidando-o para o Mindelense.

Moisés confessa que fazer parte do Mindelense é uma grande conquista, por ser uma das melhores equipas nacionais, e sente-se feliz em poder fazer história e representar o seu município.

Moisés sonha um dia ser jogador profissional e defender a Selecção Nacional. No entanto, apela a mais investimentos nos desportos cabo-verdianos e pede mais oportunidades para os jogadores regionais, que muitos merecem estar na equipa nacional. “Peço a quem de direito, valorização dos nossos atletas em Cabo Verde, e não só os que estão fora. Nós precisamos de oportunidades para progredir”, apela Moises.

E aos jovens sonhadores, Moises deixa uma mensagem de apoio e incentivo “Nunca desistam dos vossos sonhos, continuem a trabalhar para o sucesso da meta que desejam alcançar. Não deixem amigos e más influências fazerem de vocês fracos. Com foco, tudo é possível”.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top