PUB

Política

Eleições legislativas podem acontecer entre Maio e Junho

O líder da UCID, João Santos Luís, é o primeiro a ser auscultado hoje pelo Presidente da República sobre a data da marcação das eleições legislativas, que devem realizar-se, este ano, entre Abril e Junho.

Na sexta-feira, 16, conforme avança a Inforpress, José Maria Neves continua a ouvir os líderes partidários. Estas audiências antecedem a fixação da data das eleições legislativas, um acto da competência do chefe de Estado.

A seguir, a Constituição da República prevê, para o efeito, a audição do Conselho da República, cuja reunião está agendada para o próximo dia 19.

A audiência com o presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) acontece na tarde de hoje, através da plataforma Zoom, a partir do Palácio do Povo, tendo em conta que o chefe de Estado se encontra em missão oficial na ilha de São Vicente, enquanto João Santos Luís está, neste momento, na cidade da Praia.

Últimas eleições legislativas aconteceram a 18 de Abril de 2021

As últimas eleições legislativas aconteceram no dia 18 de Abril de 2021, tendo os cabo-verdianos escolhido os seus representantes na Assembleia Nacional e o Governo para mais um mandato de cinco anos.

Naquelas eleições, o Movimento para a Democracia (MpD) renovou o mandato, vencendo os seus adversários políticos por maioria absoluta.

O partido liderado por Ulisses Correia e Silva conseguiu eleger 38 deputados, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) 30 e a UCID, quatro deputados.

Ao todo votaram 225.761 cabo-verdianos, o que significou uma taxa de participação eleitoral de 57,57%.

O VIII Governo Constitucional da II República tomou posse a 20 de Maio de 2021.

C/ Inforpress

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top