O músico, poeta e diplomata cabo-verdiano Tony Lima lançou no passado dia 20, por ocasião do dia dos heróis nacionais, a nova versão da sua canção mais emblemática, “Amílcar Cabral (bu mori sedu)”. A música foi originalmente lançada nos anos 70, regressa agora com uma nova roupagem sonora, com produção do coletivo Acácia Maior.
Segundo Tony, a canção “Amílcar Cabral (bu mori sedu)” é dos hinos incontornáveis da música de intervenção cabo-verdiana.
Lançada originalmente nos anos 70, como instrumento de revolução cultural com o grupo teatral Kaoguiamo, a música regressa agora com uma nova roupagem sonora, assinada pelo coletivo Acácia Maior (Luís Firmino e Henrique Silva) e com a participação especial do músico Braima Galissa, cujo seu instrumento “kora” acrescenta densidade musical ao tema.
Tony Lima prepara álbum
Segundo a mesma fonte, “Amílcar Cabral” é o terceiro single de um álbum atualmente em desenvolvimento, com produção do coletivo Acácia Maior.
Um projeto que acompanha a trajetória de Tony Lima enquanto intérprete e observador, abordando temas como a dignidade humana, a luta contra a alienação neocolonial, a identidade diaspórica e a urgência de uma nova consciência coletiva.
Após uma carreira notável, incluindo os cargos de Conselheiro Diplomático de dois Presidentes da República e de Embaixador, Representante Permanente de Cabo Verde junto das Nações Unidas, Tony Lima regressa à arte com “ o espírito combativo e poético”, com uma nova geração de músicos comprometidos com o resgate e reinvenção da música tradicional cabo-verdiana.



