O Palmeira do Sal venceu o Santo Crucifixo de Santo Antão Norte, por 3-0, na partida da quinta e penúltima jornada da fase de grupo do Campeonato Nacional de Futebol, sénior masculino (época 2025-2026), realizada este Sábado, 6 de Junho, no Estádio João Serra, na cidade de Ponta do Sol, Município de Ribeira Grande, Santo Antão. O campeão salense e de Cabo Verde, continua líder isolado do campeonato, com 13 pontos, mais um que o Mindelense, Académica do Porto Novo e Boavista da Praia, todos com 12 pontos, graças às victórias nos respectivos jogos deste Sábado.
Na quinta jornada, destaca-se, igualmente, a victória da Académica do Porto Novo sobre o Académico do Sal. A equipa campeã de Santo Antão Sul regressou às vitórias e manteve-se na corrida pelos lugares cimeiros.
Além do Palmeira, Mindelense, Académica do Porto Novo e Boavista da Praia, o África Show da Boa Vista, que nesta jornada venceu o Scorpion de Santa Cruz-Santiago Norte por 2-1, passou a somar 11 pontos e ainda sonha com a possibilidade de passar às meias finais.
Cutelinho dos Mosteiros perde com o Mindelense
Em sentido contrário, o Cutelinho dos Mosteiros (8 pontos), vinha de uma victória moralizadora diante do Boavista da Praia na jornada anterior, mas acabou por não conseguir um lugar entre as quatro semi-finalistas já que perdeu este Sábado, 6 de Junho, com o Mincelense na partida disputada no Centro de Estágios do Mindelo, São Vicente.
Recorde-se que o confronto entre o Mindelense e Cutelinho era um dos mais aguardados da quinta jornada já que, separadas por apenas um ponto na tabela classificativa, o resultado deste Sábado era de grande importância nas contas da classificação para as meias-finais.
Resultados Jogos da quinta jornada (6 de Junho)
-Académico do Sal 1-2 Académica do Porto Novo
-África Show da Boa Vista 2-1 Scorpion de Santa Cruz
-Onze Unidos do Maio 4-1 Benfica da Brava
-Santo Crucifixo de Santo Antão Norte 0-3 x Palmeira do Sal
-Boavista da Praia 2-0 Atlético de São Nicolau
-Mindelense de São Vicente 2-1 Cutelinho dos Mosteiros
Classificação após da 5.ª jornada:
1º – Palmeira do Sal: 13 pontos
2º – Mindelense de São Vicente: 12 pontos
3º – Boavista da Praia: 12 pontos
4º – Académica do Porto Novo: 12 pontos
5º – África Show da Boa Vista: 11 pontos
6º – Cutelinho dos Mosteiros: 8 pontos
7º – Académico do Sal: 6 pontos
8º – Benfica da Brava: 3 pontos
9º – Atlético de São Nicolau: 2 pontos
10º – Onze Unidos do Maio: 4 pontos
11º – Santo Crucifixo de Santo Antão: 2 pontos
12º – Scorpion de Santiago Norte: 0 ponto
Disputa no formato da UEFA Champions League
Refira-se que, desde a época 2024/2025, o Campeonato Nacional é disputado no formato da UEFA Champions League, ou seja, em vez da fase de grupos, as 12 equipas ficam num só grupo, sendo que cada uma vai disputar seis jogos, com seis adversários diferentes (três em casa e três fora). As quatro equipas melhor classificadas passam às meias-finais da competição.
Em disputa estão 11 equipas campeãs das respectivas regiões desportivas, mais uma décima segunda equipa, o Académico do Sal, segunda classificada do campeonato regional desta ilha, que ganhou o direito de participar no Campeonato Nacional, porque, conforme o regulamento das competições da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), o Palmeira, campeão nacional, faz a defesa do título conquistado na época passada.
Sendo assim, o Campeonato Nacional de Futebol, sénior masculino (época 2025-2026), conta com a participação das seguintes equipas: União Desportiva de Santo Crucifixo (Santo Antão Norte); Associação Académica do Porto Novo (Santo Antão Sul); Clube Sportivo Mindelense (São Vicente); Sport Clube Atlético (Ribeira Brava – São Nicolau); Académico do Aeroporto (Sal); Sport Clube África Show (Boa Vista); Clube Desportivo Onze Unidos (Maio); Cutelinho Futebol Clube (Mosteiros-Fogo); Clube Desportivo Scorpion Vermelho de Pedra Badejo, Santa Cruz (Santiago Norte); Boavista Futebol Clube da Praia (Santiago Sul); Clube Desportivo Benfica Nossa Senhora do Monte (Brava).

