A 14.ª edição do evento gastronómico Kavala Fresk Feastival (KFF) acontece no dia 11 de Julho, no Mindelo, tendo como padrinho a selecção nacional de futebol, Tubarões Azuis, e deve contar com divulgação internacional. Dez restaurantes, 28 espaços de grelha e quatro espaços `gourmet´, inclusive um de sushi vindo de outra ilha, já estão inscritos para a edição deste ano.
As informações foram avançadas Quinta-feira, em conferência de imprensa de apresentação dos primeiros detalhes deste evento que já faz parte do cartaz cultural de São Vicente.
Conforme uma das promotoras, Josina Freitas, ter os Tubarões Azuis como padrinhos significa uma “grande honra”, uma vez que a selecção nacional, que participa pela primeira no Mundial de Futebol, representa tudo que a cavala representa “celebração, união e amor pelo país”.
Torneio com as velhas glórias da selecção nacional
Neste sentido, pretende-se começar a parceria a partir de segunda-feira, 15, dia da estreia da selecção cabo-verdiana na Copa, com a colocação de uma tela gigante, na Praça Dom Luís, para o público assistir o jogo frente à Espanha.
No dia do Kavala Fresk Feastival, 11 de Julho, também deve acontecer um torneio com a participação das velhas glórias da selecção.
Como outras das novidades, Josina Freitas avançou que já está confirmada a presença de um chefe de São Tomé, para reafirmar a ligação com África, assim como tem acontecido com outras partes do mundo nas edições anteriores.
Internacionalização do festival
Ainda sobre a internacionalização do festival, assegurou que a edição 2026 também terá cobertura de jornalistas e outros profissionais da comunicação social estrangeira, especializados em gastronomia, estando já confirmada a presença de pelo menos um jornalista do Brasil.
“Queremos que São Vicente seja reconhecido como um destino gastronómico e que no futuro o festival possa despertar a curiosidade das principais referências internacionais do sector, incluindo instituições de prestígio como o Guia Michelin e é nesse sentido que estamos a trabalhar”, exortou Josina Fortes, consciente de ser um “objectivo exigente e que não acontece do dia para a noite”.
Sustentabilidade do evento
Questionada sobre a sustentabilidade do Kavala Fresk Feastival, a promotora frisou que o respectivo orçamento é sustentado mais pela “boa-vontade” dos que nela participam e doam de si para ver o festival acontecer.
Josina Freitas assegurou que até agora só tem como certo o financiamento do Governo no valor de 500 mil escudos.
Augusto Neves garante apoio da Câmara de Municipal
Entretanto, durante a conferência de imprensa, a Câmara de Municipal de São Vicente foi apresentada como co-produtora do festival para ajudar a engrandecer ainda mais o evento.
A edilidade esteve representada pelo presidente Augusto Neves, que garantiu todo o apoio ao KFF e tudo fazer para que a cada ano o festival seja mais forte e potente.
“São Vicente é uma ilha de eventos e uma ilha de economia e tudo faremos para que todos os eventos tenham sucesso e possam continuar a dar esse fôlego à nossa economia, à nossa gente”, afiançou Augusto Neves.
Até o momento, já estão inscritos para o festival, que tem como espaço a Avenida Marginal do Mindelo, dez restaurantes, 28 espaços de grelha e quatro espaços `gourmet´, inclusive um de sushi vindo de outra ilha.
C/INFORPRESS

