A Polícia Judiciária (PJ) avançou, em nota, ter desmantelado uma rede criminosa, com atuação a nível nacional e internacional, indiciada pela prática de crimes de tráfico de droga de alto risco, branqueamento de capitais, associação criminosa, entre outros, que operava há mais de 15 anos. A “Operação Shark” foi levada a cabo na passada quinta-feira, 16 de julho, culminando na detenção de doze indivíduos suspeitos, sendo oito do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 22 e os 92 anos. Segundo a PJ, foi detido uma figura conhecida no meio social praiense, apontada nas investigações como o alegado “barão” e “dinossauro” do tráfico de drogas no país.
A operação foi realizada pela Direção Central de Investigação Criminal (DCIC), através da Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO) nos bairros nos bairros da Fazenda, Palmarejo, Craveiro Lopes e Plateau, com vista ao desmantelamento de uma rede criminosa indiciada pela prática, em coautoria, dos crimes de tráfico de droga de alto risco, conversão e dissimulação de bens e valores (branqueamento de capitais), associação criminosa, entre outros, culminando na detenção de doze indivíduos suspeitos.
Nestes bairros foi realizado um total de 12 buscas, sendo que os detidos encontrando-se atualmente a serem interrogados no Tribunal Judicial da Comarca da Praia.
Quantidades expressivas de droga apreendida
Foram apreendidas ainda quantidades expressivas de droga, avultadas quantias em moeda nacional e estrangeira, viaturas, armas, bem como outros elementos considerados importantes para a investigação.
Segundo a PJ, a grande operação contou com um elevado número de efetivos da PJ e foi realizada no âmbito do cumprimento de doze mandados de busca e apreensão domiciliárias, promovidos pelo Ministério Público, através do Departamento Central de Ação Penal, e emitidos pelo Juízo de Instrução Criminal do Tribunal Judicial da Comarca da Praia.
A operação, continua, permitiu a detenção, em flagrante delito e fora de flagrante delito, dos referidos suspeitos e o desmantelamento desta rede criminosa.
Rede responsável por distribuir cocaína no território nacional
Conforme avança a polícia cientifica, as investigações em curso apontam que esta rede criminosa era responsável pela distribuição de drogas, mais concretamente cocaína, em todo o território nacional, atuando com maior incidência na cidade da Praia.
Os suspeitos ora detidos são na sua maioria são reincidentes e contam com condenações pela prática de crimes da mesma natureza, bem como de outros ilícitos, e que, entre estes detidos, se encontra uma figura conhecida no meio social praiense, apontada nas investigações como o alegado “barão” e “dinossauro” do tráfico de drogas no país.
Drogas, armas, viaturas, motos e ouro apreendidos
Segundo avançou a PJ, foram apreendidos 1,1627 kg (um quilo e cento e sessenta e dois vírgula sete gramas) de cocaína, produtos e materiais de corte utilizados na preparação e confeção de estupefacientes, duas balanças de precisão (utensílios utilizados na pesagem de drogas destinadas à venda a retalho), além de outros apetrechos utilizados para o seu consumo.
Relativamente aos valores monetários, foram apreendidos 2.048.269$00 (dois milhões, quarenta e oito mil, duzentos e sessenta e nove escudos cabo-verdianos) e 770 euros (setecentos e setenta), equivalentes a cerca de 84.700$00, quantias fortemente indiciadas como sendo provenientes da prática de atividades ilícitas, encontrando-se a sua origem sob investigação no âmbito do presente processo.
Da Operação SHARK foram ainda apreendidas 25 viaturas, entre as quais táxis e viaturas de luxo, quatro motas, uma mota de água (jet ski), três bicicletas, artefactos em ouro e prata e vários telemóveis.
Foram também apreendidas, junto dos suspeitos, duas espingardas, 500 munições de calibre .22, duas munições de calibre 9 mm, uma munição de calibre 7,65 mm e 25 cartuchos de calibre 12.
Os detidos, avança a mesma fonte, foram presentes às autoridades judiciárias competentes para o primeiro interrogatório judicial, “encontrando-se atualmente a serem interrogados no Tribunal Judicial da Comarca da Praia, devendo estes conhecer, nas próximas horas ou dias, as medidas de coação a que ficarão sujeitos”.
Com a Operação Shark, a PJ acredita ter desmantelado um importante circuito de tráfico de droga com atuação a nível nacional e internacional, interrompendo uma estrutura criminosa que operava há mais de 15 anos.
A PJ avançou que as investigações continuam.

