PUB

Política

Próximo presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP quer comunidade “útil e funcional”

Jorge Santos falava aos jornalistas na cidade da Praia, que entre os dias 10 e 12 deste mês acolhe a VIII reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP, com o lema “Uma Assembleia virada para os cidadãos”.

Com vista à realização deste evento, realizou-se hoje na capital cabo-verdiana uma reunião preparatória, tendo o presidente da Assembleia Nacional, que será o próximo presidente em exercício da Assembleia Parlamentar da CPLP, afirmado que vai propor uma “nova atitude” e uma “viragem” de ação para transformar a organização numa comunidade “útil e funcional”.

“O que nós reconhecemos e temos analisado é que tem faltado alguma dinâmica funcional na Assembleia Parlamentar da CPLP e em toda a CPLP”, declarou Jorge Santos aos jornalistas, citado pela agência noticiosa de Cabo Verde (Inforpress).

Ao longo destes três dias, a reunião vai contar com uma conferência dos presidentes dos parlamentos, na qual será definida a agenda da Assembleia Parlamentar.

O segundo momento do encontro será a reunião da Assembleia Parlamentar com todos os presidentes e deputados e durante a qual será passado o testemunho da presidência do Brasil para Cabo Verde.

Está também previsto um encontro das comissões nacionais: direitos constitucionais e política, área económica e questões culturais e sociais.

Uma reunião da Rede das Mulheres Parlamentares da CPLP, cuja presidência passará a ser assumida pela rede cabo-verdiana, vai também acontecer neste período.

De acordo com a Inforpress, estão confirmadas as presenças de “praticamente todos os presidentes dos parlamentos dos países que integram a CPLP”.

O presidente de Assembleia da República de Portugal, Ferro Rodrigues, vai estar ausente por razões de saúde, devendo ser representado pelo vice-presidente, Jorge Lacão, escreve a agência de notícias de Cabo Verde.

A abertura do encontro contará com a presença do secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e será presidida pelo presidente da CPLP e chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, adianta a Inforpress.

LUSA

PUB

PUB

PUB

To Top