PUB

Ambiente

Ilha do Maio precisa de 12 mil contos para mitigar mau ano agrícola

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) no Maio, José Ramalho Varela, disse ao A NAÇÃO que esse serviço desconcentrado do Estado precisa de cerca de 12 mil contos para implementar projectos que possam atenuar o impacto do mau ano agrícola na ilha do Porto Inglês.
Conforme José Ramalho, a delegação que dirige recebeu orientações da sua tutela para continuar a apoiar os agricultores e criadores de gados, nomeadamente, no transporte de água, pasto, assistência técnica e médica.
Para cumprir os planos traçados, José Ramalho afirma que são necessários cerca de 12 mil contos. E, com essa quantia, o MDR conta “garantir o equipamento de dois furos de água e reparação de alguns reservatórios. Mas também para obras de conservação do solo e água para que as pessoas possam ter algum rendimento”.
Já o Primeiro-ministro, José Maria Neves, que esteve de visita ao Maio esta semana, aproveitou para tomar pulso à situação na ilha, reconhecendo o quadro de um ano agrícola com “grandes problemas”.
“Neste momento só no MDR já mobilizamos 18 mil contos. Mas também vamos mobilizar recursos em outros ministérios. E vamos iniciar equipamentos de vários furos aqui no Maio e em outras ilhas do país. E vamos também mobilizar pasto e apoiar os agricultores e criadores”, disse.
SM

PUB

PUB

PUB

To Top