PUB

Economia

JMN inaugura maior barragem de Cabo Verde

O Primeiro-ministro, José Maria Neves, inaugurou este sábado a barragem de Figueira Gorda, em Santa Cruz, ilha de Santiago. A maior infra-estrutura hidráulica de Cabo Verde tem capacidade para armazenar o triplo de água da Barragem de Poilão e vai beneficiar directamente 500 agricultores.
A barragem de Figueira Gorda possui uma superfície de 20,8 quilómetros quadrados e um perímetro de 2,8 quilómetros, comportando uma albufeira com capacidade para 1.819 mil metros cúbicos de água.
Com tal obra feita, José Maria Neves disse querer reabilitar o complexo agro-industrial de Justino Lopes, outrora uma referência nacional. “A reabilitação do ‘Justino Lopes’ permite-nos abastecer o mercado turístico nas ilhas do Sal e da Boa Vista. Mas também faculta a exportação dos nossos produtos para os mercados internacionais”, disse.
JMN garantiu que o Governo vai indemnizar as 30 famílias pela perda das moradias e do cultivo, provocada na construção da barragem. Mas também pediu aos moradores, presentes no acto inaugural, que “valorizem a obra”, porquanto esta vai trazer “mais agricultura, pecuária e desenvolvimento da agro-indústria”.
Para o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Luís Campos Ferreira, presente no acto, esta barragem significa que Cabo Verde está a “construir as estruturas necessárias para criar riquezas, emprego e progresso social, de forma que todos tenham melhor qualidade de vida”.
Presentes no acto estiveram centenas de populares, além de autoridades municipais, deputados,  membros do Governo. A ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, foi uma das presentes.
A infra-estrutura foi financiada no âmbito do projecto da linha de crédito cedida por Portugal a Cabo Verde, no valor de 575 mil contos. A inauguração é enquadrada na comemoração do 40º aniversário da independência de Cabo Verde.
A barragem de Figueira Gorda é um projecto integrado que inclui uma conduta para a distribuição de água a cada parcela cultivada e um reservatório de 100 metros cúbicos na zona de Monte Preto, que garantirá a irrigação de terrenos agrícolas.
DP

PUB

PUB

PUB

To Top