PUB

Economia

Confiança dos consumidores continua a descer

Os dados do terceiro trimestre de 2014 relativamente ao inquérito de Conjuntura no Consumidor mostram que a confiança dos cabo-verdianos volta a diminuir, tendo o indicador situado abaixo da média da série.
Segundo os dados revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), pôde-se observar ainda, que o indicador manteve-se no mesmo nível relativamente ao trimestre homólogo. Esta deveu-se a apreciação negativa sobre a situação financeira das famílias e a situação económica do país para os próximos 12 meses relativamente ao mesmo período do ano 2013.
Os dados indicam ainda que as famílias inquiridas são da opinião que tanto a situação económica das famílias como a situação económica do país evoluiu negativamente relativamente ao trimestre homólogo e que os preços de bens e serviços diminuíram face ao trimestre homólogo. De acordo com os inquiridos, o desemprego no país aumentou ligeiramente quando comparado com o mesmo período do ano 2013.
O inquérito de Conjuntura no Consumidor mostra ainda que 61 por cento (%) das famílias inquiridas no terceiro trimestre (menos 11% que o mesmo período homólogo) consideraram que com a actual situação económica do país, não será possível poupar dinheiro. Entretanto 26% afirmam ser possível poupar algum dinheiro com a actual situação económica do país.
As famílias cabo-verdianas acreditam, no entanto, que nos próximos 12 meses, tanto a situação financeira como a económica do país deverá evoluir negativamente relativamente ao mesmo período do ano 2013.
Os inquiridos acreditam ainda que os preços de bens e serviços e o desemprego deverão diminuir quando comparado com o trimestre homólogo.
A maioria dos inquiridos (94%) dizem que não irão comprar carro nos próximos dois anos, contra 3% que afirmam que provavelmente possam adquiri-lo. 75% diz que não irá comprar nem construir uma casa, contra 60% no período homólogo. Cerca de 9% afirmaram que provavelmente não irão construir ou comprar uma casa, 12% dos entrevistados são de opinião que provavelmente irão construir ou comprar uma casa nos próximos 2 anos e 4% afirmam que sim, certeza absoluta irão comprar ou construir uma casa.

PUB

PUB

PUB

To Top