PUB

Fogo

Fernando Ruas questiona Comissão Europeia sobre apoio a Cabo Verde devido erupção vulcânica

O eurodeputado Fernando Ruas questionou hoje a Comissão Europeia sobre o apoio que prestará a Cabo Verde, devido à erupção vulcânica na ilha do Fogo, considerando que o executivo comunitário “não pode ficar indiferente ao drama humano” que atinge o país.
Em nota hoje enviada à Lusa, Fernando Ruas (PSD) perguntou à Comissão Europeia se tem previsto algum apoio na forma de ajuda humanitária ou proteção civil a Cabo Verde, onde, desde domingo, a erupção vulcânica destruiu 15 residências na localidade de Portela, 14 cisternas de água, 15 currais, duas casas de apoio à agricultura e uma vasta área rural, não havendo, contudo, registo de vítimas.
“Não podemos ficar indiferentes a este drama humano, pois além dos avultados prejuízos materiais já verificados, estamos a falar de pessoas cujo único meio de subsistência provém dos solos agrícolas, que foram agora destruídos pela erupção vulcânica”, afirmou Fernando Ruas, usando a figura da pergunta prioritária aplicada no Parlamento Europeu.
Fernando Ruas, que ocupou o segundo lugar da lista da coligação PSD/CDS-PP às eleições europeias, considerou ser “imperativo agir, no seguimento do que prontamente efetuou o Governo português”, com o envio da fragata Álvares Cabral, para uma missão de apoio e de evacuação médica e humanitária.
Hoje, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, garantiu que o país contará com apoio dos parceiros internacionais para fazer face aos estragos causados pela erupção do vulcão do Fogo e que a única questão tem a ver com a coordenação das ajudas.
Sem precisar quais os parceiros, nem os valores que eventualmente irão disponibilizar, José Maria Neves indicou as necessidades imediatas da comunidade desalojada: casas de banho portátil, macas, ambulâncias, camiões para transporte de água e combustíveis, alimentos e medicamentos.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top