PUB

Ambiente

Vulcão do Fogo volta a “dar tréguas” à população

A actividade do vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo manteve a calma durante a madrugada de hoje, estando a lava praticamente estagnada há mais de 24 horas, informou o coordenador das operações do Serviço Nacional de Protecção Civil.
Em declarações à agência Lusa, Nuno Oliveira indicou que “a situação se mantém igual”, ou seja, o vulcão continua activo e a expelir lava, mas a frente que chegou à localidade de Portela se mantém praticamente estagnada.
Apesar de continuarem “sempre alerta, porque nunca se sabe o que pode acontecer de um momento para o outro”, o contingente de segurança que permanece desde 23 de Novembro passado, data do início das erupções vulcânicas, em Portela, prepara-se para receber a visita do Presidente da República de Cabo Verde.
Nuno Oliveira revelou à Lusa que vai mostrar a Jorge Carlos Fonseca a localidade de Portela e o “estado da povoação que se encontra parcialmente coberta de lava”.
Desde 23 de Novembro, a lava já “engoliu” a parte norte de Portela, a sede do Parque Natural do Fogo, inaugurada em Março deste ano, dois hotéis, uma escola, mais de 30 habitações, cisternas, currais, casas de apoio à agricultura e uma extensa área agrícola e de pastorício, não havendo até agora vítimas a registar.
Fonte: Lusa

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top