PUB

Cultura

Sandra Mascarenhas lança “Da rotunda a Santa Catarina – por uma abordagem das sublevações nacionais à luz do republicanismo”

“Da rotunda a Santa Catarina – por uma abordagem das sublevações nacionais à luz do republicanismo”… Assim se chama o livro da autoria da historiadora Sandra Mascarenhas que é apresentado na tarde desta sexta-feira no auditório da Biblioteca Nacional, na cidade da Praia.
No ensaio, que foi galardoado, em 2009, com Prémio Pantera, atribuído pelo Ministério da Cultura, a historiadora analisa o impacto dos ideais do republicanismo em Cabo Verde.
Apesar de ter estado durante 5 séculos sob domínio das autoridades portuguesas, os cabo-verdianos, diz Sanda Mascarenhas, sempre se revoltaram contra as decisões da metrópole que consideravam injustas e atentatórias da sua liberdade.
“Da rotunda a Santa Catarina – por uma abordagem das sublevações nacionais à luz do republicanismo” será apresentado hoje às 6 da tarde pelo docente e investigador da Universidade de Cabo Verde, Arlindo Mendes. A autora, Sandra Mascarenhas, foi até recentemente presidente do Arquivo histórico Nacional.

PUB

PUB

PUB

To Top