PUB

Mundo

Abbas assina pedido de adesão da Palestina ao Tribunal Penal Internacional

O pedido de adesão ao TPI visa abrir caminho a processos contra responsáveis israelitas na justiça internacional. A resolução teve, entre outros, os votos favoráveis da França, Rússia e China.
O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, assinou esta quarta-feira o pedido de adesão da Palestina ao Tribunal Penal Internacional (TPI), um dia depois de ter sido rejeitada na ONU uma resolução para a retirada de Israel dos territórios palestinianos.
Além deste pedido, que visa abrir caminho a processos contra responsáveis israelitas na justiça internacional, Abbas assinou, também esta segunda-feira, outras 20 convenções internacionais, numa reunião transmitida em direto pela televisão oficial.
A Autoridade Palestiniana tinha advertido que pediria a adesão a uma série de organizações internacionais em caso de rejeição da resolução apresentada na terça-feira na Organização das Nações Unidas (ONU), prevendo a resolução do conflito com Israel no prazo de um ano e a retirada israelita dos territórios ocupados desde 1967 ao longo dos dois anos seguintes.
A resolução teve, entre outros, os votos favoráveis da França, Rússia e China e os votos contra dos Estados Unidos e da Austrália. A adesão ao TPI pode ser aceite no prazo de cerca de dois meses.
Fonte: Observador

PUB

PUB

PUB

To Top