PUB

Política

Embaixador junto da Santa Sé considera “histórico” a nomeação do primeiro cardeal cabo-verdiano

O embaixador de Cabo Verde junto da Santa Sé, Antero Veiga, considera “histórico” a nomeação do Bispo Dom Arlindo Furtado para cargo de primeiro cardeal cabo-verdiano, sublinhando que esse facto vai dar autonomia à Igreja Católica no arquipélago.
Em declarações à Rádio de Cabo Verde, Antero Veiga, disse que essa nomeação vai fortalecer os esforços no sentido do reforço das relações entre o Estado de Cabo Verde e a Santa Sé.
“É um momento histórico para o país. Nós queríamos começar por felicitar o nosso bispo Dom Arlindo por essa nomeação, que vem na quadro dos esforços que temos vindo a envidar no sentido de reforçar as relações entre Cabo Verde e Santa Sé”, disse.
“Para nós, é um momento de alegria e partilhamos essa alegria com o recém-nomeado e estou certo que vamos continuar a trabalhar juntos no reforço das relações do Estado de Cabo Verde com a Sant Sé”, acrescentou.
Segundo explicou, com nomeação do primeiro cardeal, a Igreja Católica em Cabo Verde passa a ter mais autonomia, já que tendo chefe local, deixará de depender do cardeal de Dacar, Senegal, como tem acontecido até agora.
O bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado, foi designado hoje pelo papa Francisco primeiro cardeal de Cabo Verde, estando a cerimónia de tomada de posse prevista para 14 de Fevereiro de 2015.
Segundo o padre Edson Bettencourt o anúncio foi feito na manhã de hoje, durante a oração do ‘Angelus’, na Praça de São Pedro, em Roma, momento em que anunciou o nome de outros 19 cardeais que vão passar a ter poder de eleição no conclave, ou seja participar na votação do novo Papa na altura da eleição.
Além de Cabo Verde outros países com Birmânia e Tonga terão pela primeira vez, um cardeal.
No Vaticano, actualmente, existem 110 cardeais eleitores, dos quais 52 são da Europa, seguindo-se a América com 33, América do Norte com 17 e latino-americanos 16, África 13, Ásia 11 e Oceânia um.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top