PUB

Economia

Perspectivas para crescimento económico de Cabo Verde em 2015 “são boas” – FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje que as perspectivas de crescimento económico de Cabo Verde ema 2015 “são boas”, tendo em conta a política económica adoptada pelo Governo até este momento no país.
A chefe da equipa do FMI, Ulrich Jacoby, que falava à imprensa para fazer o balanço da missão, afirmou que a política económica adoptada pelo Governo, nomeadamente a utilização do financiamento concessional para infra-estruturar Cabo Verde, do ponto de vista físico e institucional, “foi importante” para o país.
Apesar da validação da política económica adoptada pelo Governo, o FMI coloca novos desafios em relação à dívida e ao deficit em Cabo Verde.
Em relação a esta questão, a ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, reafirmou o engajamento do Governo na diminuição do programa de investimentos públicos, levando até ao horizonte temporal de 2018, reduzindo gradual o deficit.
“Quem analisa o Orçamento do Estado para 2015 vê que, de facto, o Governo está engajado na diminuição do programa de investimentos e de ajustamento gradual do deficit”, salientou.
O chefe da missão do FMI disse que apesar de alguns factores que “contribuíram negativamente” para o crescimento económico em Cabo Verde, entre eles a diminuição do fluxo turístico por causa do ébola, a seca, a erupção vulcânica e a não retoma da economia europeia, prevê-se “alguma recuperação” da economia cabo-verdiana em 2014.
Segundo a ministra das Finanças, o ano de 2014 foi submetido a um conjunto de despesas extraordinárias para fazer face a estes factores, contribuindo para um crescimento “mais lento” da economia, uma apreciação também feita pelo FMI.
Para 2015, a ministra das Finanças prevê um crescimento da economia cabo-verdiana a volta dos 3%, tendo em conta a infra-estruturação do país, as reformas económicas, a nível fiscal, do ambiente de negócio, da gestão portuária, aeroportuária e energética.
Estas medidas, segundo a ministra, vão juntar as medidas de afrouxamento monetário anunciadas pelo Banco de Cabo Verde (BCV) visando garantir uma melhor política de crédito à economia no país.
Cristina Duarte disse ainda que as perspectivas para 2015 “são boas”, porque Cabo Verde continua a ter os factores positivos de 2014, nomeadamente a “forte exportação” do pescado e a retoma do investimento directo estrangeiro.
De acordo com as medidas adoptadas pelo BCV, o Governo acredita que vai haver uma retoma do crédito a economia, particularmente ao sector privado, afiançou a ministra.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top