PUB

Política

Visita do grão-duque do Luxemburgo decorreu impecavelmente – Presidente da República

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, considerou “impecável” a forma como decorreu a visita que o grão-duque Henri, do Luxemburgo, efectuou a Cabo Verde e que terminou esta quinta-feira com a assinatura do quarto Programa Indicativo de Cooperação.
“Sua Alteza Real está muito bem impressionado com o desenrolar da visita, sobretudo, pelo acolhimento popular muito generoso e entusiástico”, disse Jorge Carlos Fonseca, convicto de que o visitante leva “marcas e referências muito fortes para que o relacionamento entre os dois países seja, sendo possível, melhor ainda”.
Por seu lado, o grão-duque Henri, do Luxemburgo, disse aos jornalistas que a impressão geral que leva de Cabo Verde é “absolutamente extraordinária” porque foi recebido de forma “extremamente simpática e calorosa por parte das autoridades, seja da parte do Presidente da República, em particular, como do primeiro-ministro e do presidente do Parlamento”.
“Evidentemente que aqui em Santo Antão é algo especial porque foi aqui que a cooperação começou”, avança o grão-duque Henri, explicando que é preciso ter em conta que pessoas de Santo Antão partiram para o Luxemburgo e contribuíram para a riqueza do país pelo que considera “normal” que os luxemburgueses, em troca, “venham ajudar a região de onde essas pessoas são originárias”.
Questionado se considera bem aplicada a ajuda disponibilizada ao arquipélago, Henri do Luxemburgo, é peremptório em afirmar que “nos 30 anos de cooperação, cada euro ou cada franco luxemburguês, na época, investido em Cabo Verde foi bem utilizado”, e é por isso que vai “altamente confiante em Cabo Verde e a cooperação vai ser reforçada para uma cooperação económica e não apenas de ajuda ao desenvolvimento”.
Na cerimónia desta manhã, no Salão Nobre dos Paços do concelho da Ribeira Grande, na Ponta do Sol, o Presidente da República condecorou o grão-duque Henri, do Luxemburgo, com o primeiro grau da Ordem Amílcar Cabral, a mais alta distinção honorífica em Cabo Verde e, por seu lado, foi também condecorado pelo grão-duque Henri com a Ordem Lion d’Or, igualmente a mais alta condecoração do Estado luxemburguês.
O grão-duque Henri convidou Jorge Carlos Fonseca a visitar oficialmente o Luxemburgo, convite que foi aceite, e cuja data será marcada pelos canais diplomáticos.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top