PUB

Cultura

CCP propõe “Passeios com história” com visita aos fotógrafos do Mindelo

O Centro Cultural Português do Mindelo realizou neste sábado (28) mais uma sessão do “Passeios com história”, desta feita para reavivar a memória sobre os fotógrafos da ilha do Porto Grande.
A ideia que se propõe é de um passeio fotográfico, uma visita pelos locais mais emblemáticos e relevantes para o desenvolvimento da arte fotográfica em Mindelo e Cabo Verde. A começar pelo incontornável Foto Djibla, passando pelas casas de fotografias mais antigas de Cabo Verde, pelo Nhô Djunga fotógrafo. Ainda vários outros exemplos que permitem descobrir não só a história de Cabo Verde através da fotografia documental, mas também a “introdução de uma estética modernista ligada à fotografia a par da geração claridosa”.
De acordo com a organização, apesar dos estúdios ou fotógrafos que passaram mais ou menos intermitentemente pelas ilhas, a história da fotografia em Cabo Verde nunca encontrou interrupções e, tanto em Mindelo como na Praia. “Encontramos uma continuidade e evolução que acompanham tanto as artes plásticas e a literatura a nível nacional como a própria história da fotografia a nível mundial”, assegura a organização.
A visita será orientada pelo Diogo Bento, pós-graduado em Fotografia e que realizou um projecto de Organização e Conservação da Colecção de Fotografia da Foto Melo. Este é  co-fundador da Associação Olho-de-Gente (AOJE), dedicada à promoção e divulgação da fotografia em Cabo Verde e um dos animadores do Festival Internacional de Fotografia de Cabo Verde (FIFCV).
 

PUB

PUB

PUB

To Top