Energia eléctrica durante 24 horas já é uma realidade em Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão. Um sonho que se realiza através do “Serviço Energético Sustentável para povoações rurais Isoladas Mediante Microredes com Energias Renováveis na ilha de Santo Antão (SESAMER)” visando melhorar as condições de vida das populações.
A partir de agora está garantido à população de Tarrafal de Monte Trigo, o acesso à energia eléctrica de forma ininterrupta durante 24 horas, graças a uma interligação eléctrica concebida em duas etapas, sendo a primeira com um troço Chã de Manuel Lopes-Tarrafal de Monte Trigo de 17,2 km de extensão e um segundo troço Ponte Sul-Chã de Manuel Lopes com 4 km de linha de Média Tensão.
A obra foi levada a cabo no âmbito do projecto “Serviço Energético Sustentável para povoações rurais Isoladas Mediante Micro-redes com Energias Renováveis na ilha de Santo Antão (SESAM-ER),” co-financiado pela União Europeia (em 75% através do Programa Energy Fa- cility), pela Câmara Municipal do Porto Novo (25%), e executado por um consórcio de em- presas coordenado pela Águas de Ponta Preta, Lda. Já o troço Ponte Sul-Chã de Manuel Lopes esteve a cargo da ELECTRA (enquadrado no projecto ORET).
Esta linha eléctrica de Tarrafal de Monte Trigo, cuja interliga- ção foi inaugurada pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, na última segunda-feira (30) de Março, vai ser integrada no sis- tema eléctrico de Santo Antão pela ELECTRA, concessionária do transporte e distribuição de energia eléctrica. Essa unificação visa aumentar a eficiência e cobertura eléctrica e, ainda, permitir uma maior penetração das energias renováveis na Ilha.
Novas condições de vida
Dentro desse projecto le- vou-se a cabo uma acção complementar que consistiu na realização de uma rede de distribuição de energia em baixa tensão em São Tomé (localidade atravessada pela linha de média tensão para Tarrafal de Monte Trigo) com cerca de 1 km. Foi instalada, paralelamente, 12 candeeiros de iluminação pública, bem como baixadas para as habitações.
O projecto SESAM-ER já tinha implementado em Monte Trigo, em Fevereiro de 2012, o primeiro sistema eléctrico autónomo do país com recurso a geração 100% renovável, tendo produzido, desde então, cerca de 92 MWh, poupando a combustão de 27.000 lt de gasóleo no velho gerador diésel e evitando a emissão de 80 toneladas de CO2.
A implementação da linha de média tensão Ponte Sul– Chã de Manuel Lopes-Tarrafal de Monte Trigo completa o projecto SESAM-ER, diminuindo o isolamento das comunidades de Monte Trigo e Tarrafal de Monte Trigo. As condições de vida dos seus 1.200 habitantes melhorou com a garantia de continuidade do serviço de abastecimento de electricida- de. Até bem pouco tempo, esses habitantes tinham acesso à energia eléctrica por meio de uma rede aérea de baixa tensão alimentada por uma micro-central de 100 kVA que funcionava, em média, 7 horas por dia (entre as 12:00 h e as 14:00 h e entre as 18:00 h e as 23:00 h). Essa micro-central consumia diariamente cerca de 80 litros de gasóleo
