PUB

Fogo

São Filipe: Assembleia Municipal aprova proposta de elevação de Patim e Ponta Verde à categoria de vila

Os eleitos dos três grupos com assento na assembleia municipal de São Filipe aprovaram por unanimidade, esta sexta-feira, a proposta da edilidade de elevar as povoações de Ponta Verde e Patim à categoria de vila.
Situadas a norte e a centro sul, respectivamente do município de São Filipe, a elevação das duas povoações a vila enquadra-se na lei que estabelece o regime da divisão administrativa, sendo que as duas povoações que agora ascendem ao estatuto de vila tenham apresentado um desenvolvimento urbanístico, cultural, económico e social relevante.
Segundo a proposta apresentada e aprovada, um estudo realizado pelo Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território (MAHOT) apontam a existência de um conjunto de equipamentos colectivos que servem de base e que justificam a ascensão dos dois povoados a vila.
Ponta Verde, situado a pouco mais de 10 quilómetros a norte da cidade de São Filipe, dispõe de 627 eleitores, posto sanitário, centro de extensão rural, pólo do Ensino Básico Integrado, o mais moderno liceu de Cabo Verde, jardim-de-infância, centro de formação profissional, igrejas, célula de Polícia Nacional, campo de futebol em construção, meios de comunicação, serviços de abastecimento de água e energia, estabelecimentos comerciais, de entre outras.
Já a comunidade de Patim, localizada a menos de 10 quilómetros a sul da cidade de São Filipe, conta com 440 eleitores, meios de comunicação que a ligam a outras localidades, serviços de telecomunicações, estabelecimento de ensino, delegação municipal, infra-estruturas religiosas (igrejas católica, nazarena, adventista), centro de extensão rural, estabelecimentos comerciais, serviço de abastecimento de água e energia, unidade sanitária de base, placa desportiva, campo e futebol, arruamentos.
Dos 11 requisitos necessários para a elevação de povoações à categoria de vilas, as duas localidades dispõem de mais de metade deles, mas faltam outros como farmácia ou posto de venda de medicamentos, agência bancária, serviços de correios, mercado municipal.
Com a aprovação por unanimidade da proposta de elevação de Patim e Ponta Verde à categoria de vila, o documento será agora encaminhado ao MAHOT para a sua homologação e publicação.
Fonte: Inforpress

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top