PUB

Economia

1º Trimestre 2015: Ritmo de crescimento económico manteve a tendência de abrandamento

O ritmo de crescimento económico de Cabo Verde continua a abrandar, tendo registado no primeiro trimestre de 2015. Manteve a tendência dos últimos trimestres e registou o valor mais baixo desde início da série.
De acordo com os dados do Inquérito de Conjuntura realizado às empresas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro trimestre do ano o indicador do clima económico situou-se em -15%, ultrapassando o valor mais baixo desde o início da série, em 2012, quando registou -13%.
No sector da indústria transformadora, o indicador de confiança situa-se acima da média da série, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, a conjuntura no sector é favorável.
No sector dos transportes e serviços auxiliares aos transportes, o indicador de confiança contrariou a tendência descendente do último trimestre, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, a conjuntura no sector é também favorável.
No sector do turismo, o indicador de confiança registou o valor mais baixo desde início da série em 2002, a conjuntura é desfavorável.
No sector do comércio em estabelecimento, o indicador de confiança contrariou a tendência descendente dos últimos trimestres, a conjuntura continua sendo desfavorável.
Relativamente ao comércio em feira, o indicador de confiança registou o valor mais alto dos últimos três trimestres consecutivos, a conjuntura no sector é favorável.
No sector da construção, constata-se que, o indicador de confiança evoluiu positivamente face ao trimestre homólogo, a conjuntura continua sendo desfavorável.
No que concerne ao turismo residencial, o indicador evoluiu negativamente face ao trimestre homólogo, a conjuntura é desfavorável.

PUB

PUB

PUB

To Top