PUB

Cultura

Casa de Nhô Roque ganha placa

A casa onde viveu António Aurélio Gonçalves, o conhecido Nhô Roque vai ganhar uma placa neste sábado, 25.
A iniciativa é da Associação Monumento a Nho Roque, AMNR, que quer através desse gesto homenagear este figura que foi tão marcante no meio mindelense.
O descerramento da placa será então neste sábado na casa, onde viveu este escrito cabo-verdiano, situado na rua António Aurélio Gonçalves, ex-rua Papa Fria. O acto a que todos os alunos e amigos de Nhô Roque estão convidados.
António Aurélio Gonçalves, Nho Roque,  nasceu na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, a 25 de Setembro de 1901, onde viria a falecer, vítima de atropelamento, a 30 de Setembro de 1984.
Nesta cidade, durante os vinte e dois anos que aí viveu, dedica-se intensamente à vida literária, tendo publicado, entre colaboração dispersa por alguns periódicos, um ensaio que ainda hoje se mantém actual: “Aspectos da Ironia de Eça de Queirós”.
A par da actividade de professor do ensino liceal consagra-se à literatura de ficção. Novelista, crítico, ensaísta, figura de destaque das letras cabo-verdianas, com títulos publicados nestas diversas áreas, tem, reunidas em “Noite de Vento” algumas das narrativas mais conseguidas da literatura de Cabo Verde. O mesmo se aplica com toda a justiça a “Terra da Promissão”.
 

PUB

PUB

PUB

To Top