PUB

São Vicente

José Duarte: “ Preço do destino Cabo Verde tem de ser mais competitivo”

José Duarte, presidente da Cabo Verde Investimentos alertou esta quinta-feira, em São Vicente, durante o Mindelo Meeting Point, para a necessidade dos preços do destino Cabo Verde serem mais competitivos.
Duarte que falava a uma plateia repleta de players e profissionais nacionais e internacionais do sector do Turismo, disse que dos três “P´s” – Place, Product e Price –  o preço é aquele que o arquipélago mais tem de trabalhar. Isto porque já tem destinos (Place) e produtos turísticos (product) de qualidade a apresentar, mas falta a questão financeira do custo do destino, comparativamente a outros destinos similares. Contudo acredita que o “próprio mercado acabará por regular” o preço.
O presidente da CI alertou ainda para algumas fragilidades que condicionam o destino Cabo Verde, como a fraqueza nas conexões aéreas, a sazonalidade do mercado, o monopólio dos grandes operadores, a descontinuidade territorial e a elevada carga fiscal.
A isso, acresce o elevado custo nos factores de produção e a falta de capacidade financeira do país e do empresariado nacional. Porém alertou que a experiência pós-crise tem mostrado que o caminho do sector são projectos de menor dimensão, que acabam por ser “mais sustentáveis”.  Nesse contexto, defende que é necessário muita criatividade empresarial na montagem e gestão de projectos turísticos.
Contudo, na sua óptica Cabo Verde tem a seu favor um conjunto de características como a localização geográfica, o clima ameno, a autenticidade cultural, a oferta de produtos diferenciados e ainda o facto de estar a constituir-se como uma plataforma de serviços.
Actualmente o Turismo contribuiu com cerca de 22% para o PIB  e emprega 6.282 pessoas e só em 2014 o arquipélago recebeu 538 mil turistas. GC

PUB

PUB

PUB

To Top