PUB

Economia

Navio “Nhu Padre Benjamim” operacional a partir deste sábado

O navio “Nhu Padre Benjamim”, inaugurado ontem, no porto do Mindelo, realiza amanhã, sábado, a sua primeira viagem, São Vicente-Sal-Santiago.
José Moreno, um dos sócios da Lusolines, garantiu ao A NAÇÃO que a ideia é atracar nas outras ilhas, nomeadamente Boa Vista e do Fogo. Isto porque, com as suas características, consegue aceder a todos os portos, dado ser navio “multi-funcional”, com rampa e gruas que como descreve o sócio-gerente Artur Frank.
O mesmo Artur Frank assegura que  “Nhu Padre Benjamim” tem capacidade para carregar 319 contentores de 92 metros de comprimento, cerca de 3.500 toneladas de carga.
Frank garante que a embarcação “obedece a todos os critérios de segurança estabelecidos pela Organização Marítima Internacional”, apesar de já ter 35 anos de existência.
Além da ligação inter-ilhas para o transporte de cargas, “Nhu Padre Benjamim” vai servir de suporte para o projecto “Ilha Verde”, que produz milho e outras espécies agrícolas no Paraguai (América do Sul), e cujo primeiro carregamento chegou a Cabo Verde em Dezembro de 2013.
Os empresários, presentes na inauguração desta quinta-feira, estão expectantes que o “Nhu Padre Benjamim” possa colmatar um pouco a falta de transportes marítimos.
O nome atribuído ao barco, “Nhu Padre Benjamim”, como contou José Moreno ao A NAÇÃO, é uma homenagem ao seu bisavó, padre que exerceu o sacerdócio em Santa Catarina, Santiago, e que acabou por ser muito querido pela comunidade, devido a sua acção a nível educacional e cultural.

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top