PUB

Economia

Financiamento interno impulsiona expansão monetária

O relatório de política monetária do Banco de Cabo Verde (BCV) realça que os desenvolvimentos na balança de pagamentos e o recurso do Estado ao financiamento interno, num contexto de afrouxamento monetário em 2014, impulsionaram a expansão monetária.
O recurso do Estado ao financiamento interno, motivado pela evolução desfavorável das receitas fiscais, contribuiu, por seu turno, em 2,2 pontos percentuais para a expansão monetária.
O crédito às empresas não financeiras e aos particulares, contrariamente ao crédito ao sector público administrativo que aumentou cerca de 12 % em 2014, contribuiu negativamente para a expansão monetária.
O financiamento bancário à economia registou uma ligeira contração (-0,1 %), explicada principalmente pela diminuição do crédito bancário às empresas dos ramos da construção e obras públicas, dos serviços sociais e pessoais, bem como pela diminuição dos empréstimos a particulares para consumo, pese embora o aumento dos depósitos de poupança e a prazo na ordem dos 7%.

PUB

PUB

PUB

To Top