PUB

Política

Leonesa Fortes na ACP/UE

A ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes, conclui, sábado, 27, uma missão política e económico-empresarial, de cinco dias, a Bruxelas.
Nesta XIII Reunião do Comité Ministerial-Misto do Comércio da África, Caraíbas e Pacífico-União Europeia (ACP/UE), Cabo Verde, enquanto Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento, concertou posições com países que apresentam desafios semelhantes e vai defender um tratamento diferenciado no quadro da implementação dos acordos multi-laterais.
A promoção das relações comerciais com a UE, nomeadamente, no quadro das negociações do Acordo de Parceria Económica, o programa do comércio e o desenvolvimento pós-2015, além da V Reunião Global de Ajuda ao Comércio da OMC (Organização Mundial do Comércio) são, entre outros, os tópicos em agenda.
A Governante esteve companhada do embaixador de Cabo Verde em Bruxelas e do director-geral da Indústria e Comércio, respectivamente, Jorge Borges e Amílcar Monteiro.
Aproveitando a sua estada em Bruxelas, Leonesa Fortes encontrou-se com a comissária europeia para o Comércio, Cecília Malmstrom, durante o qual foram tratadas questões específicas relativas às relações comerciais entre Cabo Verde e a UE.
O Grupo ACP é a maior associação de países em desenvolvimento do mundo, composto por 79 países (48 da Africa Sub-Saheliana, 16 das Caraíbas e 16 do Pacífico), contando com uma secretaria permanente em Bruxelas, que trabalha em parceria com a UE.

PUB

PUB

PUB

To Top