PUB

Política

Estatuto: MAC#114 quer posicionamento dos dois maiores partidos políticos

A Mobilização de Acção Cívica (MAC#114) quer um posicionamento dos dois maiores partidos políticos cabo-verdianos, Movimento para a Democracia (MpD) e Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), sobre o Estatuto de Titulares de Cargos Políticos (ETCP) antes que o diploma chegue novamente a Parlamento.
Segundo Ronny Moreira, líder da MAC#114, depois de terem recebido informações de que os dois grupos parlamentares, através de Felisberto Vieira, por parte do PAICV e de Carlos Veiga (MpD) estariam a movimentar-se para agendar, novamente, o ETCP, querem agora que Janira Hopffer Almada, líder do partido tambarina e Ulisses Correia e Silva, líder do partido ventoinha se pronunciem sobre o assunto. “Eles têm de dizer algo antes que o diploma chegue ao Parlamento”.
A NAÇÃO contactou os dois partidos pelo que o MpD, através do seu gabinete de comunicação respondeu que esta questão não está na agenda. “Servimo-nos desta ocasião, na sequência da solicitação de entrevista, para lhe informar que o assunto em questão, o Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos, é uma matéria que não consta da Agenda Política do MpD”.
Já o partido tambarina, apesar da nossa insistência e de ter prometido uma reacção sobre o assunto, manteve-se no silêncio e não respondeu às questões, até este momento.
Apenas a UCID ainda posicionou-se publicamente sobre as alterações ao Estatuto, introduzindo algumas mudanças, como a eliminação do subsídio de renda de casa e outras benesses.
Recorde-se que o projecto-lei sobre o ETGP foi aprovado por unanimidade no Parlamento em Março do corrente ano. Logo de seguida o MAC#114 chamou às pessoas à rua e estes responderam. Uma manifestação que ficou na história do país pois levou às ruas cerca de cinco mil pessoas. Os deputados não recuaram na decisão e Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca vetou o diploma.
Neste momento há informações de que o diploma poderá ser levado ao debate do Estado da Nação. CG

PUB

PUB

PUB

To Top