PUB

Economia

Taxa de Inflação Homóloga mantêm-se em 0,3 % em Junho

A taxa de inflação homóloga registada pelo índice de preço no consumidor (IPC), relativamente a Junho, manteve o valor idêntico ao mês anterior de 0,3 por cento.
Segundo dados avançados esta terça-feira, 14, pelo Instituto Nacional de Estatísticas, INE, a variação mensal observada entre Maio e Junho de 2015 foi de 0,0%, valor inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p), ao registados no mês anterior.
A variação média dos últimos doze meses, ainda segundo os mesmos dados, fixou-se em -0,2 %, valor superior em 0,1 p.p, ao registado no mês anterior.
As classes, acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (+5,5%), bens serviços diversos (+4,8), bebidas alcoólicas e tabaco (+1,9%), produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (+1,2%), saúde (+1,2%), vestuário e calçado (+1,0%), e hotéis, restaurantes cafés e similares (+0,6%), contribuíram com os valores positivos mais expressivos. Por outro lado, as classes de lazer, recreação e cultura   (2,0%), ensino (-0,8%) e rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (-6,1%), contribuíram de forma negativa para essa variação.
De acordo com o INE, as contribuições positivas ultrapassaram as negativas, resultando na variação homóloga positiva observada para o IPC total nacional.

PUB

PUB

PUB

To Top