PUB

Sem categoria

Destaques da edição 411 do Jornal A NAÇÃO

LEGISLATIVAS’2016: “ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT” APONTA PARA VITÓRIA DO MPD
O MpD “deverá ganhar” as próximas eleições legislativas, previstas para o primeiro trimestre de 2016, segundo o “outlook” para 2015-16, do “Economist Intteligence Unit”. Entretanto, destacados dirigentes do PAICV afirmam estar na posse de dados que indicam uma vitória “clara” nas próximas eleições.
TAMBÉM DEVIDO ÀS ELEIÇÕES DE 2016: PAICV-SÃO VICENTE EM PÉ DE GUERRA
A constituição das listas do PAICV em São Vicente para os embates eleitorais de 2016 colocou a Comissão Política Regional (CPR) no Mindelo em pé de guerra. Após trocas azedas de palavras em público e em reuniões, amanhã, sexta-feira, há mais um round para se tentar acertar quem vai acompanhar Manuel Inocêncio Sousa na lista dos “tambarinas” em São Vicente para as legislativas.
MORABESTA: A VIOLÊNCIA QUE NINGUÉM QUER VER
Violência física, psicológica, sexual e tantas outras atrocidades estão escancaradas no “Morabesta”, peça que os alunos do 15º curso de iniciação teatral do Centro Cultural Português do Mindelo (CCPM) apresentam na próxima semana (terça e quarta-feira, 21 e 22). Um espectáculo que não quer dar lições de moral nem apresentar soluções, mas deixa a nu uma realidade que os defensores da morabeza teimam em não ver.
APROPRIAÇÃO DE SEPULTURA EM SÃO VICENTE: TRIBUNAL CONDENA CÂMARA A INDEMNIZAR FAMÍLIA
O Tribunal da Comarca de São Vicente deu ganho de causa a Baltazar Oliveira e aos irmãos, que se queixam da apropriação indevida da cova do pai por parte de funcionários do cemitério do Mindelo. Com a sentença, a Câmara Municipal (CMSV) fica condenada a pagar uma indemnização de 300 contos à família reclamante, mas Baltazar Oliveira não se dá por satisfeito. Quer mais.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PARIDADE DE GÉNERO FALHA NA CLASSE DIRIGENTE
Na Administração Pública cabo-verdiana há praticamente uma paridade de género, que, no entanto, não é correspondida quando se fala dos cargos de direcção superior, onde a disparidade é acentuada. Este dados constam do primeiro balanço social da Função Pública, realizado no marco dos 40 anos da Independência. E nele as mulheres começam a aparecer em posição de relativo destaque.
SANTO ANTÃO: TURISTA TORNA-SE INDIGENTE NO PORTO NOVO
Chama-se Manuel António da Silva, natural de Lisboa, Portugal, desembarcou há meses em Cabo Verde supostamente para passar férias. O destino levou-o à cidade do Porto Novo, onde deambulou pelas ruas durante semanas, dormiu ao relento, até receber apoio da Câmara Municipal daquele concelho de Santo Antão.
TECNOLOGIA: ESTUDANTE CRIA APLICATIVO QUE TRANSFERE FICHEIROS SEM INTERNET
António Celso Fernandes, estudante do segundo ano do curso de Engenharia Informática na Uni-CV (Universidade Pública de Cabo Verde), está a desenvolver o aplicativo “SilFer File Transfer”, que permite a transferência de ficheiros entre computadores, em grande quantidade e alta velocidade, sem uso da internet. E sem riscos, também, de vírus.
Esta edição nº 411, do Jornal  A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 16 de Julho, traz, também, o habitual Caderno ETC., assim como as opiniões de António Neves, Natacha Magalhães, Vital Tavares, Luís Carvalho e Jorge Santos; a par das crónicas de Margarida Fontes e de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top