PUB

Economia

Novo Data Center do Estado de Cabo Verde é inaugurado esta quarta-feira

O novo Data Center de Cabo Verde, sito no bairro da Achada Grande, na Cidade da Praia, vai ser inaugurado na tarde desta quarta-feira, numa cerimónia a ser presidida pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.
Segundo o gestor do Núcleo Operacional para Sociedade de Informação (NOSI), Jorge Lopes, o Data Center (Centro de Dados) é “componente fundamental” do Parque Tecnológico de Cabo Verde, um “projecto estruturante” para a afirmação do país nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que inclui ainda um Centro de Negócios, um Centro de Incubação de Empresas e um Centro de Treino e Qualificação.
A infra-estrutura conforme adiantou, “é extremamente segura” quer em termos físicos quer em termos lógicos, estando projectada para atender aos rigorosos padrões internacionais e vai abrigar milhares de servidores para armazenamento de dados e processamento de informação.
“Foi construído em estruturas metálicas flexíveis, que garantem estabilidade em caso de tremor de terra. Tem oito camadas de paredes distintas garantindo assim proteção eletromagnética e descargas atmosféricas, contra humidade, intrusão e até nove horas de proteção contra fogo, e o cofre com proteção anti-explosões”, precisa o NOSI em nota de imprensa.
De acordo Jorge Lopes, o mesmo foi concebido para prestar serviços a nível nacional e internacional e está preparado para oferecer serviços de utilização das capacidades de armazenamento e processamento de computadores e servidores compartilhados e interligados através da Internet.
Administração pública, banca, seguradoras, sáude, educação, entre tantos outros sectores, poderão utilizar serviços para processamento e armazenamento de dados.
A infra-estrutura tecnológica, em construção desde 2010, contou com o financiamento dos governos da China, através do Eximbank, de Portugal e de Cabo Verde.
A cerimónia de inauguração, a ser presidida pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, terá lugar às 16:00, devendo contar com as presenças do corpo diplomático, dos membros do Governo, dos representantes das empresas TIC, da banca, das academias, entre outras instituições.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top