PUB

Mundo

Guiné-Bissau: PR inicia consultas para nomeação de um novo primeiro-ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, dá hoje início às consultas com vista à nomeação de um novo primeiro-ministro, anunciou a Presidência da República em comunicado.
O processo, baseado no “cumprimento das formalidades constitucionais”, arranca com “a audição dos partidos políticos com assento parlamentar”, refere-se no documento.
O Presidente da República demitiu na quarta-feira o Governo liderado por Domingos Simões Pereira, num decreto em que se justifica com quebra mútua de confiança, dificuldades de relacionamento e sinais de obstrução à Justiça por parte do Executivo.
Num discurso à nação, Vaz acusou ainda o primeiro-ministro e o Governo de corrupção, nepotismo e de falta de transparência na gestão pública.
Domingos Simões Pereira anunciou na quinta-feira estar “chocado” pela maneira como o Presidente faltou à verdade e remeteu-o para documentos como o mais recente relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) que enaltece o trabalho do Governo.
O Executivo estava em funções há um ano, depois de o PAIGC vencer as eleições com maioria absoluta e de ter recebido duas moções de confiança aprovadas por unanimidade no Parlamento – para além de ter o apoio da comunidade internacional.
Apesar de todas as forças políticas e várias entidades, dentro e fora do país, terem feito apelos públicos dirigidos ao Presidente no sentido do diálogo e estabilidade, José Mário Vaz decidiu derrubar o Governo e deverá agora pedir ao PAIGC que indique um novo nome para primeiro-ministro.
Os dirigentes do partido já reiteraram a confiança em Domingos Simões Pereira, presidente daquela força política, pelo que o seu nome deverá ser novamente apresentado a José Mário Vaz.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top