PUB

Política

Jovens de Cabo Verde vão poder estagiar no Luxemburgo

Os jovens cabo-verdianos vão poder ter acesso a estágios remunerados no Grão-ducado. Esta é uma das medidas incluídas no acordo de mobilidade entre o Luxemburgo e Cabo Verde que vai ser assinado esta segunda-feira, durante a visita ao Grão-ducado do ministro das Relações Exteriores do arquipélago, Jorge Tolentino.
“O acordo de gestão concertada do fluxo migratório e de desenvolvimento solidário entre o Luxemburgo e Cabo Verde vai ser assinado esta segunda-feira. O acordo prevê visitas até 90 dias e vai permitir aos jovens cabo-verdianos entre os 18 e 35 anos melhorar a sua perspectiva de carreira. Esses jovens vão, por exemplo, poder ter acesso a estágios remunerados, vão ganhar novas experiências e novas qualificações”, disse ao CONTACTO o novo embaixador de Cabo Verde no Luxemburgo, Carlos Semedo.
Para o diplomata, este acordo revela “um nível mais maduro na relação entre os dois países”, explicando que para além dos jovens, os novos quadros vão estar também incluídos no acordo.
“Este acordo vai beneficiar os nossos jovens em Cabo Verde, mas também os novos quadros, como sejam os juristas, profissionais da área da saúde, gestores, intelectuais e técnicos de diversas áreas. Vai ser uma troca de experiências profissionais que vai igualmente permitir aos jovens e quadros luxemburgueses irem até Cabo Verde”, precisou Carlos Semedo.
O acordo prevê também acautelar situações de permanência irregular no país de acolhimento. “O tempo de estadia vai variar em função do dossier apresentado pelos interessados. Para evitar situações de irregularidade, vai haver também controlo e regresso desses jovens e quadros a Cabo Verde”, acrescenta o novo embaixador, que vai estar integrado na comitiva encabeçada pelo ministro das relações Exteriores de Cabo Verde.
Jorge Tolentino vai fazer-se acompanhar ao Luxemburgo por uma delegação de altos quadros dos ministérios das Relações Exteriores de Cabo Verde, da Energia e da Defesa, que vai ter vários encontros técnicos com as autoridades luxemburguesas.
No quadro da presidência luxemburguesa do conselho europeu, a delegação cabo-verdiana tem ainda agendada uma reunião ministerial com representantes da UE, esta terça-feira, na cidade do Luxemburgo. O “reforço” dos acordos de mobilidade entre UE e Cabo Verde vai estar em cima da mesa.
Fonte: wort.lu

PUB

PUB

PUB

To Top