PUB

Cultura

Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde com 50 filmes em competição

A sexta edição do “Cabo Verde International Film Festival” (CVIFF) arranca na Quarta-feira na ilha do Sal, com uma selecção de 50 filmes, dos mais de dois mil que se inscreveram no evento.
Promovido pela agência Viva Imagens, o festival, que decorre até 18 de Outubro, na cidade de Santa Maria, ilha do Sal, registou 2.029 filmes inscritos na plataforma online criada para receber as candidaturas.
Entre os seleccionados, que irão concorrer nas categorias de curta-metragem e curta-metragem/documentário e longa-metragem e longa-metragem/documentário, contam-se filmes da Ucrânia, Estados Unidos, Brasil, México, Dinamarca, Canadá, Gana, Itália, Iraque, França, Alemanha, Trinidad e Tobago, Reino Unido, Índia, Holanda, Coração, Áustria, Espanha, Bulgária, Grécia, Irão e Chipre.
Estados Unidos, Brasil, Itália e Canadá são os países mais representados, num festival que não terá nenhum filme de realizadores residentes em Cabo Verde, como lamentou à agência cabo-verdiana de notícias Inforpress, Suely Neves, da organização do festival.
Dos 50 filmes seleccionados, dez vão competir na categoria longa-metragem, que recebeu 177 candidaturas, outros dez em longa-metragem/documentário com 155 filmes inscritos, 20 em curta-metragem, categoria que recebeu 1.480 candidaturas e dez em curta-metragem/documentário com 267 inscrições.
Será ainda atribuído o prémio Parda, que distingue o melhor filme do festival.
Segundo Suely Neves, a adesão ao festival “superou as expectativas” da organização do evento, pois na edição de 2014 o evento recebeu somente a candidatura de 81 filmes.
Para a responsável, a possibilidade de as candidaturas poderem ser feitas online foi decisiva para que o festival tivesse este ano mais filmes a querem participar.
Dog’s Breakfast (Pequeno-almoço de Cão), de Rich Valverde (México); The Great Victory (A Grande Victoria), de Stefano Capuzzi Lapietra (Brasil); On the Horizon (No Horizonte), de Pascal Payant (Canada) e Falling Dominoes (Queda dos Dominós) | do cabo-verdiano residente dos Estados Unidos Rui Lopes são alguns dos filmes que durante uma semana serão exibidos no espaço “32”, em Santa Maria.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top