PUB

Política

Primeiro-ministro estima que antes de 2030 Cabo Verde estará a erradicar a pobreza

O primeiro-ministro estimou hoje, em Santo Antão, que Cabo Verde estará antes do ano de 2030 a erradicar a pobreza, que ainda afecta um quarto da população cabo-verdiana “se o país continuar com o actual ritmo de desenvolvimento.
“Se continuarmos com este ritmo de desenvolvimento, com investimentos fortes para termos mais crescimento económico, gerador de emprego, estaremos antes de 2030 a erradicar a pobreza em Cabo Verde”, assegurou o chefe do Governo, a propósito do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, que se assinala este sábado.
Nos últimos anos, graças a “fortes investimentos” a taxa da pobreza em Cabo Verde foi reduzida de 49 por cento para 26 por cento, mas ainda existe um quarto da população cabo-verdiana na pobreza, adiantou José Maria Neves, em declarações à imprensa, no quadro de um visita que esta a efectuar a Santo Antão.
O Dia Internacional da Erradicação da Pobreza está a ser assinalado em Santo Antão com várias actividades promovidas pelo Conselho Regional de Parceiros (CRP), em parcerias com as associações locais.
Uma feira de ambiente, palestras sobre o empreendedorismo e formações sobre a liderança associativa, assinatura de contratos com as associações locais dos três concelhos de Santo Antão são algumas das activares que, ate ao fim de Outubro, vão marcar essa data.
Os projectos desenvolvidos pelas associações locais, visando a luta contra a pobreza em Santo Antão, têm o financiamento do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER), com duração de seis anos, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
POSER, que sucedeu ao Programa de Luta Contra a Pobreza No Meio Rural (PLPR), está a decorrer, há cerca de dois anos, em Santo Antão, privilegiando projectos geradores de rendimento, bem como formação e capacitação.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top