PUB

Cultura

Cabo Verde recebe exposição permanente de Museu de Baleia da New Bedford em 2016

Os acervos pertencentes ao Museu da Baleia de New Bedford (NVWM), dos Estados Unidos, serão oferecidos a Cabo Verde para fazer parte de uma exposição temática permanente em vários museus do país.
Segundo informações do Ministério da Cultura (MC), a reprodução dos vários artefactos e documentos do Museu da New Bedford, (o maior museu do mundo vocacionado na história global de baleias, bem como dos traços histórico – culturais da região da costa do Sul dos EUA), faz parte de um acordo estabelecido em Junho do ano passado (2014) entre Cabo Verde e (MC e Instituto do Património Cultural) e aquela instituição dos Estados Unidos da América.
“O acordo, assinado em New Bedford, prevê a concepção e montagem de uma exposição permanente em Cabo Verde (com dois núcleos de exibição) que retrate a história da pesca da Baleia sob a óptica do NBWM, dando ênfase à participação dos emigrantes cabo-verdianos nessa odisseia”.
Para a realização deste acordo, o MC enviará para os Estados Unidos em 18 próximo até 20 de Dezembro, dois colaboradores para, junto com os técnicos do museu da New Bedford “conceberem e montarem a referida exposição, bem como para apoiar na reorganização da exibição permanente cabo-verdiana daquele museu”.
Se tudo correr como planeia o MC, a exposição permanente Museu da Baleia de New Bedford será inaugurado em Cabo Verde a 16 de Fevereiro de 2016.
Recorde-se que em Abril deste ano, a cidade da Praia foi palco de uma exposição itinerante que ilustra as heranças marítimas comuns das comunidades açoriana, cabo-verdiana e brasileira nos Estados Unidos, no quadro das relações entre as instituições.
CG
 

PUB

PUB

PUB

To Top