PUB

Cultura

Cultura e turismo em Santo Antão: Divin´Art reabre com “Tr´ilhas do Rosto de Paulino Dias

O espaço Divin´Art na Ribeira Grande de Santo Antão vai reabrir as portas com aquela que é a primeira exposição de Paulino Dias, “Tr´ilhas do Rosto”.
A inauguração da exposição “Tr’ilhas do Rosto”, um projecto fotográfico da autoria do economista, empresário e consultor, Paulino Dias, estreia no próximo sábado 21 e marca a reabertura do emblemático espaço Divin’Art, localizado na Povoação em Ribeira Grande de Santo Antão.
Esta é, aliás, a primeira exposição oficial de Paulino Dias que há muito vinha dando a conhecer nas redes sociais e não só a sua paixão pela fotografia, arte que diz praticar como “hobbie”.
Agora, o certo é que o público da sua terra natal poderá assistir à sua estreia, por assim dizer, no mundo da fotografia e poder desfrutar da sensibilidade do seu olhar e do olhar da sua lente. Segundo Paulino Dias, a exposição “Tr’Ilhas do Rosto”, conta com a curadoria do artista plástico Olavo Luz. O curador avança que a exposição pretende ser uma “abordagem poética, intuitiva, não racionalista da arte da fotografia, como um dos meios de expressão artística fundamentais da modernidade”.
Ao todo são 12 fotografias de rostos, a preto e branco, de personagens de várias ilhas de Cabo Verde.
Olavo Luz revela que a exposição nos convida para “uma suspensão do aceleramento frenético quotidiano, nos amarra no chão da substância vital pelo aprisionamento na tela de momentos cruciais da vida, fundamentalmente emotiva, criando uma espécie de diegese realista humana e humanizante”.
“Tr´ilhas do Rosto” enquadra-se no programa de reabertura do Espaço Divin’Art Saberes & Sabores, que conta ainda com actividades culturais e gastronómicas, entre elas uma noite de palco livre, música e poesia, e um jantar-concerto intimista com o músico Ká na pré noite, sexta-feira, 20. Sábado 21, além da abertura oficial e Domingo, 22, haverá degustação de culinária africana com pratos diversos de países como o Quénia, Nigéria, Moçambique, Angola, Guiné Bissau e São Tomé.
Divin´Art assume-se como um espaço de turístico-artístico e gastronómico de portas abertas a todos os que visitam Santo Antão, turistas e locais, num encontro intimista com a cultura e a memória daquilo que também é e faz o cabo-verdiano. Por isso mesmo a abertura contará com a presença da Ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes.
De salientar que Paulino Dias, 39 anos, é natural de Santo Antão mas residente na Cidade da Praia, é economista e consultor. Estreia-se agora na fotografia depois de, em 2006, ter publicado o livro de crónicas “Gentes das Ilhas – 61 estórias enquanto o sono não vinha”. GC

PUB

PUB

PUB

To Top