PUB

Política

PM pede “maior rigor e celeridade” na emissão de passaportes

O primeiro-ministro deixou orientações “claras” numa reunião com os ministros das Relações Exteriores, da Administração Interna, da Justiça e das Comunidades, no sentido de se imprimir “maior rigor e celeridade” na emissão de passaportes, sobretudo em relação à diáspora.
Segundo a ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes, que foi a porta-voz da reunião, pretende-se dar resposta à actual situação de “anormal” morosidade nos processos de emissão de passaportes, que tem gerado “descontentamentos”, sobretudo no seio da diáspora.
Esta morosidade, segundo a ministra, está relacionada com a fase de “transição”, para passaportes biométricos, “mais modernos e mais seguros”, e que “implica alguma compreensão dos cidadãos”.
A ordem saída dessa reunião vai no sentido de se reduzir ao máximo os tempos de espera, até a conclusão do processo de implementação e entrada em vigor dos novos passaportes. Outra medida será o envio “imediato” à capital do país de todos os pedidos de passaportes feitos na diáspora.

PUB

PUB

PUB

To Top