PUB

Política

Governo aprova proposta de Acordo de auxílio Judiciário em matéria penal entre os países da CPLP

O Conselho de Ministros (CM) esteve reunido na sua primeira reunião deste novo ano de 2018, na quinta-feira, 04 de Janeiro, tendo aprovado, de entre outros diplomas, a Proposta de Resolução para ratificação da Convenção de Auxílio Judiciário em Matéria Penal entre os Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa – CPLP.
Conforme avançou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, o acordo vai reforçar a cooperação judiciária em matéria penal, bem como garantir maior rapidez e eficácia nas questões judiciarias entre os países da CPLP.
“Essa proposta vai contribuir ainda para o reforço da cooperação dos ministérios públicos que passaram a ter um papel central nas convenções internacionais a nível dos países membros da CPLP”, realçou o governante.
Segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, a medida visa, igualmente, tornar mais célere o auxilio judiciário entre os Estados, fazendo com que a sua população fique mais segura e preparada para um combate mais eficaz a criminalidade organizada, principalmente a transnacional.
Dando este passo de ratificação, o Governo acredita que está a tornar o espaço da CPLP muito mais seguro e dinâmico, uma vez que a confiança e a segurança constituem motivos importantes para o reforço das relações económicas entre os países.
Os Ministros reunidos aprovaram, ainda, nesta reunião, o Projeto de Decreto-lei que procede à alteração ao Decreto-Lei nº 6/2014, de 29 de janeiro que tem a ver com o aumento do salário mínimo nacional de 11 para 13 mil escudos.
A Resolução que aprova, para ratificação, o Acordo entre o Governo da República de Cabo Verde e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, referente ao estabelecimento da Sede do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, em Cabo Verde, foi outro diploma aprovado nesta sessão de CM.

PUB

PUB

PUB

To Top